sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro 
20ª. Moeda
Património Mundial da Humanidade
Paisagem Cultural de Sintra
5 Euro



Anv: Apresenta na orla superior a legenda “República Portuguesa”, ao centro o escudo nacional assenta na esfera armilar com a era da cunhagem da moeda à esquerda. Por baixo apresenta a representação esquemática da linha da muralha do Castelo dos Mouros na crista da serra.

Rev: Apresenta na orla superior a legenda “Paisagem Cultural de Sintra”, na inferior a legenda “Património Mundial da UNESCO” e o respectivo símbolo. Apresenta ao centro e em primeiro plano a paisagem de telhados e chaminés do Palácio da Vila, e uma araucária evocando a flor exótica da região; em segundo plano sobressaí o Castelo de Sintra no topo da serra. 
Autora: Eloísa Byrne.
Moeda corrente de prata:
Valor facial 5 Euro; 30 mm de diâmetro; 14 g de peso; toque 500/1000; bordo, serrilhado (100.000 exemplares).
Moedas de Prata proof:
Valor facial 5 Euro; 30 mm de diâmetro; 14 g de peso; toque 925/1000; bordo, serrilhado. (10.000 exemplares).

Resenha histórica
Os mais antigos testemunhos de ocupação humana foram localizados num cume da vertente Norte da Serra de Sintra, apelidada de Penha Verde, compondo-se por abundantes utensílios de tipo microlaminar. Testemunho de uma ocupação do Neolítico é o sítio de ar livre de São Pedro de Canaferrim, junto à Capela do Castelo dos Mouros. Ocupação testemunhada pela presença de cerâmicas decoradas — incisas, impressas e com aplicações — associadas a uma indústria lítica talhada em sílex, datada do início do V milénio a.C. A originalidade deste sítio, enquadrado em termos cronológico-culturais na corrente circum-mediterrânica, consiste na sua implantação na paisagem, em plena montanha. Vestígios vários da Idade do Bronze Atlântico surgiram em diversos locais da Serra de Sintra, quer a nível de habitats (Parque das Merendas, junto à Vila), quer em contextos votivos (Monte do Sereno). Do Bronze Final ou período Orientalizante, séculos IX-VI a.C, de novo e intensamente virado para a Bacia Mediterrânica, existe um importante e vasto povoado localizado sob o Castelo dos Mouro. Ao tempo do Império Romano, toda a região de Sintra se inscreveu no vasto territorium da civitas olisiponense, à qual César cerca de 49 a.C. ou, mais provavelmente, Otaviano cerca de 30 a.C., concedeu o invejável estatuto de Municipium Civium Romanorum. Sob a actual Vila de Sintra detectaram-se vestígios romanos avulsos, que sugerem a presença de um habitat ocupado desde os séculos II/I a.C.- V d.C.. Uma via ligaria este aglomerado à zona rural a sudeste da Serra onde entroncaria na estrada para Olisipo.
Após a Invasão muçulmana do século VIII, a região de Sintra foi ocupada, tendo a povoação recebido o nome de as-Shantara e sido erguida a primitiva fortificação da penedia, entre o século VIII e o IX, para controlar estrategicamente as vias terrestres que ligavam Sintra a Mafra, Cascais e Lisboa.


Durante o domínio muçulmano surgem os primeiros textos que referem explicitamente a Vila de Sintra (Xintara ou Shantara em árabe). Sintra é apresentada no século X pelo geógrafo Al-Bacr, fixada por Al-Munim Al-Himiari, como «uma das vilas que dependem de Lisboa no Andaluz, nas proximidades do mar. Sintra «uma das regiões onde as maçãs são mais abundantes (...) e atingem uma tal espessura que algumas chegam a ter quatro palmos de circunferência» (Al-Bacr), Lisboa. Al-Usbuna, que foi durante o período de ocupação muçulmana um importante centro económico de tal dimensão que o cruzado Osberno, à data da reconquista, se lhe referiu como «o mais opulento centro comercial de toda a África e de uma grande parte da Europa». Principal núcleo urbano e económico logo a seguir a Lisboa, a Vila de Sintra e o seu Castelo, foram durante o século XI, várias vezes assolados pelos exércitos cristãos. O rei Afonso VI de Leão, na sequência da queda do califado de Córdova numa desunião dos muçulmanas da Península e da decisão do rei de Badajoz Al Mutawakkil de se colocar sob sua proteção face à ameaça almorávida, após um período de hesitação entre 1090 e 1091, recebeu deste, na Primavera de 1093 as cidades de Santarém, de Lisboa e o Castelo de Sintra. Afonso VI tomou posse das ditas cidades e do castelo de Sintra entre 30 de Abril e 8 de Maio de 1093.


Lisboa foi, pouco depois da entrega a Afonso VI, reconquistada pelos almorávidas, assim como Sintra, só resistindo Santarém devido aos esforços de D. Henrique de Borgonha, nomeado conde de Portucale em 1096, em substituição de Raimundo de Borgonha. É neste contexto de manutenção da fronteira do Tejo que, em Julho de 1109, o conde D. Henrique reconquista o Castelo de Sintra. Esta fortificação foi ainda alvo de surtidas esporádicas. Só após a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques, em 1147, Sintra - cuja guarnição do castelo se entrega ao rei em Novembro — é definitivamente integrada no espaço cristão, no contexto da conquista de Almada e Palmela o que logo após a tomada de posse do Castelo, D. Afonso Henriques aí funda a igreja de São Pedro de Canaferrim. Em 9 de Janeiro de 1154, D. Afonso Henriques outorga Carta de Foral à Vila de Sintra com as respetivas regalias. A Carta de Foral estabelece o Concelho de Sintra, cujo termo passa a abranger um vasto território.


D. Afonso Henriques doou ao mestre da Ordem do Templo, D. Gualdim Pais, várias casas e herdades no termo de Sintra e casas de morada nas proximidades do Paço. O Mosteiro de São Vicente de Lisboa detinha, em 1216, uma vinha na várzea de Colares e, em 1218, herdades em Queluz e Barota. Entre os anos de 1223 e 1245, o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça possuía vários privilégios nesta área. A Ordem Militar de Santiago possuía, em 1260, uma herdade na Arrifana, a qual aforou nesse ano. Durante a fase de estruturação do poder régio que se prolongou até ao reinado de D. Dinis (1279-1325), Sintra soube assimilar, no âmbito de uma tradição secular, cristãos e mouros. A grande epidemia de peste negra que durante o século XIV dizimou um quarto da população europeia chegou a Sintra em 1348, causando um elevado número de mortes.
Durante o período dos descobrimentos marítimos, ficaram ligados os nomes de alguns naturais de Sintra, como Gonçalo de Sintra, escudeiro da Casa do Infante D. Henrique. Gomes Eanes de Zurara, na Crónica da Guiné, registou os feitos deste Gonçalo de Sintra no Capítulo XXVII, «Como o Infante mandou Gonçalo de Sintra à Guiné, e por que guisa foi morto», assim como João de Barros na Década I de “Ásia” (Cap. IX). A Pedro de Sintra e a Soeiro da Costa se deve o limite máximo de descobrimento da costa atlântica de África na data que mediou entre a morte do Infante D. Henrique em 1460 e o arrendamento desta exploração costeira a Fernão Gomes por D. Afonso. Na transição do Século XV para o Século XVI, D. Manuel I (1495-1521) transformou e enriqueceu a Vila, a Serra e o seu termo com uma nova e vasta campanha de obras no Paço da Vila: da reconstrução da velha igreja gótica de São Martinho; construção do Mosteiro de Nossa Senhora da Pena (1511), no pico mais alto da serra, entregue à Ordem de São Jerónimo.

O Palácio de Seteais foi construído no Século XVIII para o cônsul holandês Daniel Gildemeester numa porção de terra cedida pelo marquês de Pombal.
O terramoto de 1755, causou na Vila de Sintra e no seu termo avultados estragos e numerosos mortos. Foi nesta segunda metade do Século XVIII que decorreram no Paço da Vila obras de restauro. O rei-consorte, D. Fernando II, comprou o Mosteiro da Pena e uma vasta área adjacente. No terceiro quartel do século XVIII e, praticamente em todo o Século XIX, o espírito romântico dos viajantes estrangeiros e da aristocracia portuguesa redescobriram a magia de Sintra e dos seus lugares, mas sobretudo o exotismo da sua paisagem e do seu clima. Aqui chegou, no Verão de 1787, William Beckford, hóspede do 5° marquês de Marialva, estribeiro-mor do reino, residente na sua propriedade de Seteais e foi aqui que a ainda princesa D. Carlota Joaquina, mulher do regente D. João, comprou, no princípio do século XIX, a Quinta e o Palácio do Ramalhão.
Entre 1791 e 1793, Gerard Devisme construiu na sua extensa Quinta de Monserrate o palacete neo-gótico cujo desenho se supõe-se ser da autoria de um arquitecto inglês. O grande empreendimento artístico deste Século em Sintra é, sem dúvida, o Palácio da Pena, obra marcante do romantismo português, iniciativa do rei-consorte D. Fernando II, marido da rainha D. Maria II (1834-1853). O Palácio Nacional da Pena, uma das melhores expressões do Romantismo arquitectónico do Século XIX no mundo, foi construído cerca de 30 anos antes do carismático Castelo de Neuschwanstein, de Luís da Baviera.
No princípio do Século XX, Sintra foi um reconhecido lugar de veraneio e residência de aristocratas e de milionários. De entre estes, Carvalho Monteiro, detentor de uma considerável fortuna que lhe valeu a alcunha de "Monteiro dos Milhões", fez construir perto da Vila, na quinta que comprara à baronesa da Regaleira, um luxuoso palacete de arquitectura neo manuelina. O Palácio da Regaleira é rodeado de luxuriantes jardins, lagos, grutas e construções enigmáticas, que ocultam significados alquímicos.
Entre a segunda metade do século XIX e os primeiros decénios do século XX, Sintra tornou-se um lugar privilegiado para artistas: músicos como Viana da Mota e Alfredo Keil; pintores como João Cristino da Silva, autor de uma das mais célebres telas do romantismo português: escritores como Eça de Queiróz ou Ramalho Ortigão, todos eles aqui residiram, trabalharam ou procuraram inspiração.
Por todos estes motivos a cidade de Sintra e toda a sua envolvente foi considerada Património Mundial da Humanidade, com o nome de Paisagem Cultural de Sintra.

Crédito:pt.wikipedia.org/wiki/Sintra‎-www.sintraromantica.net/ - www. portugalvirtual.pt › PortugalTurismo - Documentação avulsa da I.N.C.M. - e colecção particular do autor.
Óbidos, 10 de Novembro de 2013
 F I M

Publicado no Jornal das Caldas em 27.11.2013

Sem comentários: