quarta-feira, 15 de setembro de 2010


Artigo 23
Centenário da Implantação da República
(1910-2010)
Numária
1910 – 2010

CINQUENTA ESCUDOS

Figura da Paz


Chapa 2

A esta nota foi atribuída a chapa 2 e nela está inserida na parte da frente uma figura alegórica simbolizando a Paz. A estampagem calcográfica, a azul escuro, tem trabalho de guilhoché em linha branca em toda a cercadura. O fundo de impressão tipográfica em íris, tem a composição de dois grupos de cores diferentes de linhas ondulantes paralelas, que se cruzam, um ornato central multicolor com sobreposições que formam novas cores. O verso tem representado uma figura alegórica simbolizando a Força, com um fundo de impressão tipográfica em íris, apresentando na parte central superior uma figuração de raios solares e em toda a cercadura trabalho de guilhoché em linha cheia. O papel foi fabricado por Perrigot-Masure, Papeteries d´Arches (Vosges) França, tem como marca de água, quando visto à transparência pela frente, na parte superior direita, uma cabeça de perfil para a esquerda. Dimensões da nota 195 x121 mm. Foram emitidas 2 840 000 notas com as datas de 6 de Fevereiro de 1922 e 18 de Novembro de 1925. Primeira emissão, 28 de Março de 1924, e a última 26 de Fevereiro de 1927. Foram retiradas de circulação em 7 de Abril de 1931.
O símbolo da Paz é representado de uma maneira geral ou por uma pomba ou por ramos de oliveira. Na mitologia cristã e judaica, e segundo o Velho Testamento, um pombo teria sido solto por Noé depois do dilúvio para que ele encontrasse terra. O pombo regressa com um pequeno ramo de oliveira no bico e Noé daí concluiu que o dilúvio tinha terminado e por conseguinte havia novamente terra para o homem se instalar. No novo testamento, o pombo é o símbolo do Espírito Santo.
O CND (Code of Nuclear Disarmament), ou símbolo da paz, é um dos símbolos mais famosos junto com a cruz cristã, a cruz suástica, etc.. A origem da sigla CND, surgiu há 50 anos, aquando dos movimentos pacifistas, e foi desenhada para servir o Comité de Acção Directa Contra a Guerra Nuclear e para a Campanha de Desarme Nuclear. O conhecimento mundial desta sigla deveu-se à realização de uma manifestação levada a efeito por duas organizações inglesas na cidade de Londres, onde o símbolo a encabeçava e tendo sido adoptado para estes fins.

F I M
Bibliografia: “O papel-moeda em Portugal” Banco de Portugal. Trechos avulsos.
Óbidos, Fevereiro de 2010
Publicado no Jornal das Caldas em 15-09-2010

Sem comentários: