sábado, 18 de julho de 2015

 
Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

 
61ª. Moeda
100º. Aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército
        2,5 Euro               
Características da moeda

Anv: Apresenta, na orla da esquerda, a legenda “100º Aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército”,  o escudo das armas portuguesas assente na esfera armilar, o valor facial da moeda em duas linhas "2,5 Euro" e a ponta de uma espada que separa o escudo das armas portuguesas do valor facial da moeda.
Rev: Apresenta no campo central os dois elementos que simbolizam esta instituição militar, a barretina e a espada, na orla esquerda a legenda  “Querer é poder” e na orla da direita a  legenda “Portugal - 2011".
 
Autor: José Viriato.
Valor facial: 2,50 Euro.
Moedas em cuproníquel com acabamento normal:
Valor facial 2,50 Euro; CN; Dia. 28 mm; Peso 10 g; Bordo serrilhado. Cunhagem 100 000 exemplares.
Moedas de Prata proof:
Valor facial 2,50 Euro; Ag. 925/1000 de toque; Dia. 28 mm; Peso 12 g; Bordo serrilhado. Cunhagem de 3000 exemplares.


O Instituto dos Pupilos do Exército foi criado em Maio de 1911 e, ao longo dos seus 100 anos de existência, tem acompanhado a história e a evolução do ensino em Portugal enquanto instituição dedicada a formar cidadãos, tanto física como intelectualmente, de acordo com a sua divisa - “Querer é Poder”.
 O Instituto dos Pupilos do Exército (IPE)  é um estabelecimento militar de ensino em que é ministrado o Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e o Ensino Secundário, a par de actividades militares, físicas e culturais. Funciona em regime de:
1 - Internato (Apenas para os jovens do sexo masculino);
2 - Externato.
Embora integrado na tutela do Exército Português, os seus Cursos são, para todos os efeitos, considerados equivalentes aos Cursos correspondentes do ensino oficial do Ministério da Educação.
O IPE é, a par do Colégio Militar e do Instituto de Odivelas, uma das três escolas dependentes do Exército, e é frequentado por alunas e alunos filhos de profissionais da classe militar bem como de civis.
Os alunos do IPE são conhecidos por "Pilões" e usam um uniforme cerimonial de cor azul, com um vistoso penacho branco na barretina. O Lema do IPE é "Querer é Poder" e tem como patrono D. João de Castro. Os símbolos do IPE são o Brasão de Armas e a "Barretina".
Os antecedentes do IMPE remontam a 1911, quando, por Decreto-Lei de 25 de Maio e por inspiração do General António Xavier Correia Barreto, ao tempo Ministro da Guerra, foi criado o Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar. Desde 1911 até hoje, os planos de estudos sofreram sucessivas reformas, ditadas pela necessidade de acompanhar, internamente, a evolução geral do ensino em Portugal. Tais reformas, porém, sempre tiveram presentes quatro aspectos característicos deste Instituto, dignos de relevo:
1 - A coexistência de vários cursos e de diferentes níveis de ensino;
2 - A equiparação, para todos os efeitos, dos cursos ministrados aos correspondentes cursos dos estabelecimentos civis de ensino;
3 - A instrução militar, ministrada em função da idade e/ou preparação académica;
4 - O papel importante da educação física no desenvolvimento global dos alunos.
O IPE lecciona cursos dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Existem ainda Cursos de Ensino Profissional de Nível 5 em Técnico de Gestão, e em Técnico de Manutenção Industrial (nas vertentes de Mecânica e Electromecânica), assim como Cursos de Educação e Formação de Adultos.
 
Fontes: www.exercito.pt/Noticias/Paginas/comemoraçõesdoipe;I.N.C.M.; e colecção paerticular do autor.
F I M
Publicado no Jornal das Caldas em 15-07-2015


Sem comentários: