quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

 
Numismática

MOEDAS PORTUGUESAS COMEMORATIVAS DO EURO

 
49ª. Moeda
Uma Moeda Contra a Fome
       1,50 Euro               
Características da moeda
Anv: Apresenta no campo central a representação de duas mãos a pegar no escudo e no campo inferior apresenta o valor facial da moeda "1,50 euro", a legenda "Portugal" e a era"2010".
Rev: Apresenta no campo central e sob a forma de dois círculos concêntricos, diversos conjuntos de mãos que simbolizam a distribuição de alimento, no campo direito surge a legenda «Banco alimentar contra a fome»
Autor: João Duarte
Moedas Cuproníquel com acabamento normal:
Valor facial 1,50 Euro; Cuproníquel 75/25; Dia 26,5 mm; Peso 8 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 100.000 exemplares.
Moeda de Prata proof:
Valor facial 1,50 Euro; Ag: 925/1000 de toque; Dia 26,5 mm; Peso 10 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 5.000 exemplares.
Banco Alimentar
Os Bancos Alimentares Contra a Fome são uma resposta necessária mas provisória porque "toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários" ; Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Os Bancos Alimentares são Instituições Particulares de Solidariedade Social que lutam contra o desperdício de produtos alimentares encaminhando-os para distribuição gratuita às pessoas carenciadas. A acção dos Bancos Alimentares assenta na gratuitidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato.

Os Bancos Alimentares em actividade recolhem e distribuem várias dezenas de milhares de toneladas de produtos e apoiam ao longo de todo o ano a acção de mais de 1.400 instituições em Portugal. Por sua vez, estas distribuem refeições confeccionadas e cabazes de alimentos a pessoas comprovadamente carenciadas, abrangendo já a distribuição total mais de 216.000 pessoas.

A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome coordena esta acção, dinamiza a rede disponibilizando informação e meios materiais, representa os Bancos Alimentares Contra a Fome junto dos poderes públicos, das empresas de âmbito nacional e de organizações internacionais, e efectua, a nível nacional, a repartição de algumas  dádivas.
O primeiro Banco Alimentar Contra a Fome surge nos EUA em Phoenix (Arizona) em 1966. A ideia foi trazida para a Europa em 1984 e para Portugal em 1992 com a abertura do Banco Alimentar Contra a Fome em Lisboa. Depois disso foram abertos muitos outros Bancos Alimentares em Portugal.
Fontes:
www incm.pt
Diário da República Electrónico - www.dre.pt
Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome - www.bancoalimentar.pt
Colecção particular do autor.

 Publicado no Jornal das Caldas em 11-02-2015

 
F I M

Sem comentários: