sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

 
Numismática
MOEDAS PORTUGUESAS COMEMORATIVAS DO EURO 
50ª. Moeda
Centenário da Implantação da República
       2 Euro               
Características da moeda
Anv: Apresenta ao centro e sobre o lado direito, o mapa da Europa. No lado esquerdo, apresenta o valor facial da moeda,"2 Euro".
 
Rev: Apresenta no campo central uma composição de elementos mais significativos e simbólicos da República; a efígie, as armas da mesma e a legenda "República Portuguesa 1910-2010", disposta em arco sobre o escudo e, envolvendo todo o desenho, encontram-se dispostas em forma circular as 12 estrelas que representam a União Europeia.   
Autor: João Cândido e Luc Luycx.
Moedas Bimetálica de acabamento normal:
Valor facial 2 Euro; Dia 25,75 mm; Peso 8,5 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 1.000.000 exemplares.
Moedas BNC:Valor facial 2 Euro; Dia 25,75 mm; Peso 8,5 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 15.000 exemplares.
Moedas Proof:Valor facial 2 Euro; Dia 25,75 mm; Peso 8,5 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 10.000 exemplares.
No final do século XIX, durante o reinado de D. Carlos, o país vivia uma crise económica e social muito grave o que levava a uma insatisfação crescente entre a população. O rei D. Manuel II, filho de D. Carlos, somente governou durante dois anos e sob elevada contestação social.
No meio de tanta agitação social, emerge o Partido Republicano, que já vinha ganhando adeptos e o seu manifesto era centrado contra a Monarquia.
Segundo o Partido Republicano, só a mudança de regime podia salvar Portugal do calvário e do lodo onde se encontrava.
 A revolução foi proclamada por todo o povo antes ainda de decidida a última acção, ou de se saber quem alcançaria a vitória, em 5 de Outubro de 1910 e, desde esse momento, a notícia foi transmitida para todas as cidades e terras de Portugal, sendo a adesão unânime à República que se traduziu num verdadeiro plebiscito de espontaneidade e entusiasmo, entrando logo a vida portuguesa em normalidade. Mantiveram-se os valores do Estado, o comércio abriu as suas portas e a República era consagrada com cantares e alegrias, porque se respirava um ar oxigenado e livre.
 Os governos da 1ª República centraram as suas prioridades no combate ao analfabetismo, no ensino técnico, agrícola, comercial, industrial e no campo científico e técnico.
A situação começou a agravar-se, apesar das grandes expectativas da população de evolução do país com a 1ª República. Os principais factores desse agravamento foram: a situação económico-financeira e consequente agitação social, a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial e o facto de durante 16 anos, Portugal ter passado por 45 Governos, 8 presidentes e sessões de Parlamento extremamente agitadas.
Em 28 de Maio de 1926, o General Gomes da Costa iniciou uma revolta, a partir de Braga, numa marcha militar até Lisboa, conquistando a adesão de largos sectores do Exército ao longo do percurso. Chegado à capital, o Presidente da República Bernardino Machado renunciou ao cargo e o Governo já se havia demitido. O golpe militar impôs a dissolução do Parlamento, a suspensão das liberdades individuais, a censura à imprensa e o poder passou a ser assumido por militares, instaurando-se, assim, um regime de Ditadura Militar.
Em 25 de Abril de 1974, a revolução dos cravos implantou a democracia, alavancando o país para o desenvolvimento, a qual tem ao longo destes anos passado por algumas dificuldades, mas nunca a comprometendo. Permitiu-nos aderir à C.E.E., que foi de certo modo o grande impulsionador e dinamizador do desenvolvimento do pais.
No ano de 2010, o Banco de Portugal não quis deixar passar despercebida esta efeméride, mandando cunhar uma moeda corrente, onde no, anverso da mesma, estão inscritos os valores da República.
 Fontes: Wikipédia; I.N.C.M.; colecção particular do autor.
 
Publicado no Jornal das Caldas em 19-02-2015
FIM

Sem comentários: