quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

16ª. Moeda
60º. Aniversário do Fim da
 II Guerra Mundial
                      8 Euro                           


Anv: O campo do lado esquerdo da moeda é composto em toda a área por penas deitadas cortadas a ¾ e na horizontal, pela legenda “República Portuguesa”. Na parte inferior o escudo nacional assente na esfera armilar e junto à orla inferior o valor facial da moeda 8 Euro.


Rev: Apresenta sobre um mapa da Europa uma composição de penas, colocadas na vertical, simbolizando a PAZ. Por baixo a legenda em duas linhas “Fim da II Guerra Mundial – 1945 – 2005”.
Autor: João Duarte.
Moeda corrente de prata: Valor facial 8 Euro; 36 mm de diâmetro; 21 g de peso; toque 500/1000; bordo serrilhado (300.000 exemplares).Moedas de Prata proof: Valor facial 8 Euro; 36 mm de diâmetro; 21 g de peso; toque 925/1000; bordo serrilhado. (35.000 exemplares).

A Imprensa Nacional Casa da Moeda conjuntamente com outras casas idênticas da Europa, entenderam cunhar uma moeda alusiva ao 60º. Aniversário do Fim da II Guerra Mundial, de há mais de meio século não se ter desencadeado mais nenhuma catástrofe  idêntica na Europa ou mesmo fora dela. A isso se deve o esforço encetado por alguns países europeus,  logo após o fim do conflito, com a criação da União Europeia.

Pequena resenha histórica do fim da 2ª. Guerra Mundial.

Os combates na Europa Ocidental foram decididos no dia 6 de Junho de 1944 quando, vindos da Inglaterra, um exército composto por cento e cinquenta e cinco mil soldados desembarcou na costa francesa em Caen, no Norte de França. Esse dia ficou conhecido na história como o Dia D - o dia da invasão da Normandia. Foi a maior operação aeronaval da história militar, composta por 1.200 navios e 1.000 aviões de guerra.


No ano de 1945, no lado Oriental, os alemães foram completamente cercados por tropas soviéticas e exactamente no dia 22 de Abril de 1945, a cidade de Berlim cai em poder das forças russas. E no dia 30,o estratega Hitler, vendo-se cercado por todos os lados cometeu suicídio. No dia 7 de Maio de 1945, o pouco que restou do governo alemão rendeu-se. A guerra na Europa estava terminada.
No Pacífico, as violentas batalhas entre japoneses e norte-americanos, estes com o auxílio da Inglaterra e Austrália, continuaram com tal violência, ao ponto dos norte- americanos cometerem o execesso desta 2ª. Guerra Mundial, ao bombardearem as cidades de Hiroshima a 6 de Agosto e a de Nagasaki, a 9 de Agosto de 1945 com armas nucleares, provocando um sem número de mortes e feridos de pessoas indefesas, como crianças, mulheres e idosos, provocando a contaminação de elevadas áreas com a deflagração das mesmas bombas. Perante este acto, de triste memória para a humanidade, o Japão, no dia 2 de Setembro de 1945, rendeu-se, terminando com este acto a 2ª. Guerra Mundial.
Em relação à economia e às políticas, duas novas nações assumem o poder do mundo: Estados Unidos e URSS, ambos vencedores da Segunda Guerra Mundial os dois países disputaram por diversos anos áreas de grande influência.
Voltando à Alemanha, em 7 de maio de 1945, a Alemanha assina a sua rendição na Segunda Guerra Mundial. As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha rendem-se depois do anúncio do suicídio de Adolf Hitler. Era o fim do confronto mais violento da história da humanidade.
A Segunda Guerra Mundial trouxe à tona a importância de uma organização responsável pela paz no mundo e que garantisse a diplomacia em questões de interesse humano. O holocausto aos judeus foi o episódio mais tristes da humanidade. Esse desejo pela paz fez com que fosse criada, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), nesse mesmo ano de 1945.
É importante lembrar que vários acontecimentos influenciaram o início da Segunda Guerra Mundial. O mundo como um todo havia passado por uma grande crise económica com a crise de 1929. Internamente, a Alemanha estava reerguida e sua economia voltara a ser uma das potências mundiais, porém, parte dessa recuperação estava associada às ideologias nazis e o poder nas mãos de Adolf Hitler, que preparava os seus exércitos para dominarem o mundo. Aqui vale a pena lembrar que o maior sonho de Hitler era acabar com a URSS, principalmente por conta da ideologia oposta ao nazismo: o socialismo.
Para iniciar os seus planos militares, Hitler começa a fazer acordos com países europeus como Áustria e Checoslováquia para inserção das suas tropas. Insatisfeitos, França e Inglaterra não ficaram calados. Ainda ameaçados com a crise pela qual passaram, os países ameaçaram a Alemanha e acabaram encontrando um motivo para a guerra com a invasão da Polónia. Ao mesmo tempo, o Japão começava a sua guerra com a China (tendo se aliado à Alemanha e Itália, concretizando o chamado eixo) e começava a voltar os seus olhos para as regiões Americanas do lado do Pacífico, o que causaria problemas com outra potência – os Estados Unidos.
Em 1 de setembro de 1939, Hitler ordenava às tropas alemãs a invasão da Polónia, com o intuito de reconquistar territórios alemães perdidos no final da Primeira Guerra Mundial. Este seria o primeiro passo dado por Adolf Hitler para o estabelecimento de um pensamento de superioridade germânica dentro da Europa, que causaria a revolta de 72 nações no mundo e a morte de mais de 50 milhões de pessoas até 1945, iniciando-se  neste dia a guerra. Os confrontos entre a Polónia e a Alemanha começaram quando o cruzador alemão Hehleswigh-Holstein, que estava ancorado no porto de Dantzig, abriu fogo contra o depósito de munições polaco de Westerplatte. Pouco tempo depois, os exércitos do Norte e do Sul da Alemanha invadiam a fronteira polaca e aviões bombardeavam as cidades de Kattowitz, Cracóvia, Grodnow e Wasterplatte, destruindo instalações militares.
Na ocasião, Adolf Hitler justificou a invasão com um suposto ataque polaco a uma estação de rádio alemã, o que mais tarde ficou provado que não aconteceu. Aqui, vale a pena recordar, que os ânimos na Europa não andavam muito calmos. O Império Britânico e a França andavam incomodados com o crescimento alemão e, por isso, em 2 de agosto de 1939, os dois países declaravam guerra à Alemanha. Nove dias depois, as tropas alemãs iniciavam os ataques a Varsóvia, capital do país. Sem dúvida, a Polónia foi a nação mais castigada. Cerca de 6 milhões de pessoas, 20% da sua população, morreu durante a guerra, metade delas judias.

Começava assim a Segunda Guerra Mundial, um conflito de escala mundial que confrontou os Aliados – cujas principais forças eram compostas pela União Soviética, os Estados Unidos, Inglaterra e França – e as forças do Eixo – liderados pela Alemanha, a Itália e o Japão.

Países que compunham as forças aliadas e outros que mais tarde se juntaram.
Polónia – Reino Unido – França –Austrália – Nova Zelândia – Nepal – África do Sul – Canadá – Noruega – Bélgica – Luxemburgo – Países Baixos – Grécia – Jugoslávia – União Soviética – Panamá – Costa Rica – Republica Dominicana – El Salvador – Haiti – Honduras – Nicarágua – Estados Unidos da América – China – Guatemala – Cuba – México – Brasil – Etiópia – Iraque – Bolívia – Irão – Colômbia – Libéria – Coreia – Checoslváquia – San Marino – Albânia – Equador – Paraguai – Perú – Uruguai – Venezuela – Turquia – Líbano – Árabia Saudita – Chile e Dinamarca.

Países pertencentes ao EIXO    Alemanha – Japão – Itália – Roménia – Hungria e Bulgária.

Países  NEUTROS   Suiça – Portugal – Espanha – Suécia e Vaticano. 

Créditos: Wikipedia, com cifras calculadas de fontes diversas obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anexo:Mortos_na_Segunda_Guerra_Mundial &oldid=35990396: Wikipédia - O Fim da Segunda Guerra Mundial/blog do PNLD: Wikipédia.org/wiki/Segunda Guerra Mundial: Documentação avulsa da INCM: Colecção particular do autor.

Óbidos, 2 de Outubro de 2013

F I M

Publicado no Jornal das Caldas de 30-10-2013 

Sem comentários: