quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

13ª. Moeda
Jogos Olímpicos de Atenas
(2004)
10 Euro
:
Anv: Apresenta no campo o escudo nacional assente sobre a esfera armilar, por baixo o valor facial da moeda em duas linhas “10 euro”, entre uma moldura ondulada, possuindo nas orlas laterais as legendas “República” “ Portuguesa”.


 Rev: Apresenta por fundo a estilização de uma vela com a Cruz de Cristo, portando por baixo as argolas Olímpicas entrelaçadas, e na orla da esquerda a legenda “Jogos Olímpicos de Atenas 2004”.
Autor: José Aurélio.
Moeda corrente de prata:
Valor facial 10 Euro; 40 mm de diâmetro; 27 g de peso; toque 500/1000; bordo, serrilhado (350.000 exemplares).
Moedas de Prata proof:
Valor facial 10 Euro; 40 mm de diâmetro; 27 g de peso; toque 925/1000; bordo, serrilhado. (15.000 exemplares).

Pequeno resumo das Olimpíadas de 2004

Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, composto por desportos de Verão e de Inverno, em que milhares de atletas representantes dos seus países participam em diversas modalidades. Atualmente os Jogos são realizados a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados na cidade Grega de Olímpia, no século VIII a.C. até ao século V d.C. No século XIX, o Barão de Coubertin, com a fundação do Comité Olímpico Internacional (COI) no ano de 1894, deu início à época moderna dos referidos Jogos. O COI tornou-se o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as acções são definidas pela Carta Olímpica.

Símbolos dos Jogos

Lema - Citius, Altius, Fortius (O mais rápido, o mais alto, o mais forte). Um lema informal, porém mais conhecido, também introduzido por Coubertin, é "O mais importante não é vencer, mas participar!"
Bandeira Olímpica – Foi criada por Pierre de Coubertin no ano de 1914. A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico: representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo,


 Chama Olímpica – é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928, e nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar um tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim, onde se realizaram as Olimpíadas.
Hino - foi composto pelo grego Spyridon Samaras, com letra do poeta romano Kostis Palamás no ano de 1880. O hino foi adotado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) em 1958. É executado durante a Cerimónia de Abertura de cada edição, enquanto a Bandeira Olímpica Bandeira é hasteada, e na Cerimónia de Encerramento, quando ela é arriada.
Mascotes Olímpicas - são personagens (geralmente animais nativos) que representam a cultura do país anfitrião dos Jogos. Desde os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, todas as  edições dos Jogos possuem pelo menos uma mascote.
Os Jogos Olímpicos de 2004 ocorreram na cidade de Atenas, entre os dias 11 e 29 do mês de agosto, sendo a segunda edição levada a efeito por esta cidade, 108 anos após a primeira.
Durante estes jogos, estiveram presentes 10 625 atletas de 201 nações que competiram em 301 provas de 28 modalidades.
Alguns locais de competição tiveram uma grande carga histórica: o estádio da cidade de Olímpia onde foram disputados os Jogos da Antiguidade recebeu as provas de arremesso de peso. A cidade de Maratona recebeu a partida das provas que levam o nome da cidade. Os atletas repetiram o trajeto feito pelo herói grego Fidípides cerca de 2.500 anos antes. A chegada das provas e as competições de tiro com arco ocorreram no Estádio do Panathinaikos, palco central dos Jogos de 1896.Ao lado dessas, modernas instalações, como o Estado Olímpico, totalmente reformado para receber o atletismo, a final do futebol e as cerimônias de abertura e encerramento.
No total, 301 provas foram disputadas (um a mais que em Sydney) em 32 modalidades. Abaixo a lista de modalidades que foram disputadas nos Jogos. Os desportos aquáticos (natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e pólo aquático) são regulamentados pelo mesmo órgão. Entre parênteses o número de provas em cada modalidade:
Andebol (2) - Atletismo (46) - Badminton (5) – Beisebol (1) – Basquetebol (2) – Boxe (11) – Canoagem (16) – Ciclismo (18) – Esgrima (10) – Futebol (2) – Ginástica (18) – Halterofilismo (15) – Hipismo (6) – Hóquei em campo (2) – Judo (14) – Lutas (18) – Natação sincronizada (2) – Natação (32) – Pentatlo moderno (2) – Pólo aquático (2) – Remo (14) – Saltos (8) – Taekwondo (8) – Ténis (4) – Ténis de mesa (4) – Tiro (17) – Tiro com arco (4) – Triatlo (2) – Vela (11) – Voleibol (2) e Voleibol de praia (2).
Factos e destaques
Na véspera da cerimônia de abertura, os atletas gregos Konstantinos Kenteris e Ekaterini Thanou abandonaram os Jogos após se recusarem a fazer exames antidoping e ao alegarem ter sofrido um acidente de motocicleta. Alguns países conquistaram a sua primeira medalha olímpica nestes Jogos: os Emirados Árabes Unidos ganharam ouro com Ahmed Al Maktoum no tiro, a equipa masculina do Paraguai foi prata no futebol e a Eritreia foi bronze com Zersenay Tadese no atletismo. Israel, com Gal Fridman na vela, Chile, com Nicolás Massú e Fernando González no ténis, República Dominicana, com Félix Sánchez no atletismo,e Taipé Chinês, com Chu Mu-Yen e Chen Shih-Hsin, ambos no taekwondo, conquistaram medalhas de ouro pela primeira vez. O norte-americano Michael Phelps foi o maior medalhista desta edição, conquistando seis medalhas de ouro e duas de bronze na natação. A cubana Yumileidi Cumbá tornou-se a primeira mulher campeã olímpica no sítio sagrado de Olímpia, 1.500 anos depois do último grego, ao ganhar a medalha de ouro do arremesso de peso feminino, após a descoberta do doping da russa Irina Korzhanenko. Depois de cinquenta e dois anos, a Argentina voltou a ganhar medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. As equipas de futebol e de basquetebol masculino venceram os seus torneios no mesmo dia. Dois factos marcaram as provas de maratona dos Jogos de Atenas. Na prova feminina, a recordista mundial Paula Radcliffe, que liderava a prova, abandonou exausta e aos prantos a corrida. Na prova masculina, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima também liderava quando foi empurrado para fora da pista pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan, que havia burlado a segurança. Vanderlei voltou à prova, mas não conseguiu manter o ritmo e chegou no terceiro lugar. Pelo espírito desportivo demonstrado, Vanderlei recebeu a Medalha Pierre de Coubertin, honraria concedida pelo Comité Olímpico Internacional. Pela primeira vez na história, transsexuais foram autorizados a participar dos Jogos Olímpicos, com a condição de que as hormonas presentes nos corpos não os favorecessem durante as provas. A alemã Birgit Fischer tornou-se a primeira mulher a conquistar medalhas de ouro em seis edições de Jogos Olímpicos com duas conquistas na canoagem. O japonês Tadahiro Nomura tornou-se o primeiro tricampeão do judo, na categoria até 60 kg.
O País que mais medalhas conquistou nestes Jogos foi o Estados Unidos da América com 32 medalhas de ouro, 17 de prata e 14 bronze perfazendo um total de 101 medalhas. Portugal ficou no 60º lugar, conquistando 2 medalhas de prata, uma por Frascis Obirah Obikwelu no atletismo na prova de 100 metros, e a outra por Sérgio Paulinho na modalidade de ciclismo, prova de estrada; e uma de bronze por Vanessa Fernandes na modalidade de triatlo, perfazendo um total de 3 medalhas. Foi porta bandeira na cerimónia de abertura Nuno Delgado e Emanuel Silva no encerramento.
F I M

Créditos: Wikipédia – Jogos Olímpicos de Verão de 2004; Documentação avulsa da INCM; e colecção particular do autor.

Publicado no Jornal das Caldas em 04-09-2013

Sem comentários: