sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro
45ª. Moeda
Património Cultural
A Língua Portuguesa
2,50 Euro
 
    
 
Anv: Apresenta no centro do campo a figura do poeta Fernando Pessoa, sob um fundo constituído por um padrão em que se repete a frase "A minha Pátria é a minha Língua". No campo inferior, representa-se o mar e, por cima deste, o escudo nacional assente na esfera armilar; junto ao bordo inferior da moeda, encontra-se a legenda "República Portuguesa - 2009".

Rev: Apresenta no campo central a imagem estilizada de Camões e o valor facial em duas linhas "2,50 Euro"; como elementos de fundo, surgem linhas que se cruzam com mapas antigos, no campo inferior é representado o mar e na orla da moeda inscreve-se a legenda "Língua Portuguesa e Património Cultural".
Autor: José Simão.
Moeda corrente:
Valor facial 2,50 Euro; CN; Dia. 28 mm; Peso 10 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 150.000 exemplares.
Moedas de Prata proof; Valor facial 2,50 Euro; Ag: 925/1000 de toque; Dia 28 mm; Peso 12 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 15.000 exemplares.
 
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva tendo a sua origem no galaico-português falado no Província da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo. O português foi utilizado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contactos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas.
É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.
Durante a Era dos Descobrimentos, os marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. A exploração foi seguida por tentativas de colonizar novas terras para o Império Português e, como resultado, o português dispersou-se pelo mundo. Brasil e Portugal são os dois únicos países cuja língua primária é o português. Entretanto, o idioma é também largamente utilizado como língua franca nas antigas colónias portuguesas de Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, todas situadas no continente africano. Além disso, por razões históricas, falantes do português são encontrados também em Macau, Timor-Leste e em Goa, mas em escala ínfima. O português é conhecido como "a Língua de Camões" (em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões, autor de "Os Lusíadas". Miguel de Cervantes, o célebre autor espanhol, considerava o idioma "doce e agradável”.
Fernando Pessoa disse: «A minha pátria é a língua portuguesa». O seu génio expressou-se também, inúmeras vezes, em língua inglesa – mas aquele que viria a tornar-se o mais internacional dos escritores portugueses sabia que cada língua tem a sua cor, a sua luz e a sua música própria.
Fontes:pt.wikipedia.org/wiki/Língua portuguesa; História da língua portuguesa e galaico-portuguesa; INCM; colecção particular do autor. 

Publicado no Jornal das Caldas em 07 - 01- 2015

F I M
 
 
 

 


Sem comentários: