sexta-feira, 11 de julho de 2014

Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

35ª. Moeda
Moeda Contra a Indiferença
1 1/2 de Euro
               
Características da moeda
Anv: Apresenta, no campo central superior, o escudo nacional emerge de um conjunto de figuras geométricas, no campo central inferior figuram as legendas «Portugal», «AMI» e o respectivo símbolo e, junto à orla, a legenda «2008».
Rev: No campo central, inserida num conjunto de figuras geométricas, é representada a «cadeirinha de quatro mãos», pese embora falte uma mão, simbolizando a ineficácia em
consequência da passividade. No campo lateral esquerdo, na vertical, vislumbra-se a legenda «Contra a Indiferença», no campo inferior, está inscrito o valor facial de 1 ½ €.

Autor: José Cândido.
Moeda de Cuproníquel: Acabamento normal.
Valor facial 1 ½ Euro; Cn; Dia 26,5 mm; Peso 8 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 50.000 exemplares.

Moedas de colecção com acabamento à Flor do Cunho.
Valor facial 1 ¼  Euro; Cn; Dia 26,5 mm;   Peso 8 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 10.000 exemplares.

Moedas de colecção com acabamento Proof.
Valor facial 1 ¼  Euro; Ag 925 de toque; Dia 26,5 mm; Peso 8 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 5 000 exemplares.

Pela primeira vez, uma instituição humanitária portuguesa tem uma moeda evocativa. Concebida em parceria com a Imprensa Nacional Casa da Moeda, “Uma Moeda Contra a Indiferença”, é a primeira de uma nova série de moedas de colecção sob o lema «Uma Moeda, Uma Causa», iniciativa que pretende associar a numismática à luta pela afirmação de valores de solidariedade social e a apoiar entidades que se dedicam de forma abnegada e altruísta a estes fins.
O objectivo desta iniciativa é angariar 300 mil euros (um euro por cada moeda vendida) para os diferentes projectos nacionais e internacionais da AMI.
Fundação AMI - Assistência Médica Internacional
Departamento de Informação e Comunicação.

Assistência Médica Internacional

Desde a sua fundação em Dezembro de 1984 que a AMI (Assistência Médica Internacional) trava uma luta contra as duas doenças mais graves do mundo: a intolerância e a indiferença, as quais considera estarem na origem do facto de três quartos da população mundial viver de forma indigna. 

A dignificação da vida humana é o principal objectivo do trabalho da AMI, que tem como princípio a saúde física, mental, social e ambiental. O trabalho da AMI assenta em quatro pilares: a Acção Internacional, em favor das vítimas de guerras, catástrofes e da pobreza extrema; a Acção Nacional em favor dos excluídos sociais; a Acção de Alertar Consciências sensibilizando a opinião publica para uma indignação activa em relação a temas preocupantes do nosso mundo (paz, justiça, ambiente, etc.) e os direitos humanos; e a Acção Ambiental na qual demonstra que cuidar da saúde é também cuidar do ambiente. 

A AMI depende maioritariamente dos fundos que angaria junto da sociedade civil, garante da sua independência financeira e liberdade de acção.

Fontes: INCM-Imprensa Nacional – Casa da Moeda – www incm.pt. Diário da Republica.    
Electrónico-www.dre.pt.
htto:/www.filamaticadifusao.pt/product_info.php?products_id=204.
Colecção particular do autor.

 Publicado no Jornal das Caldas em 09 de Julho de 2014

F I M

Sem comentários: