sexta-feira, 20 de junho de 2014

Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

33º. Moeda
Campeonato do Mundo de Vela Olímpica
10 Euro
   
Características da moeda


Anv: Apresenta junto à orla inferior sobre o lado esquerdo a legenda “República Portuguesa”, observando-se um mastro invertido com as respectivas velas; no campo central o escudo nacional assente na esfera armilar e por baixo deste, o valor facial da moeda “10 Euro”.

Rev: Apresenta junto à orla direita a legenda “Campeonato do Mundo de Vela Olímpica”, a estilização de um barco à vela, tendo a favor o vento e as ondas do mar. No campo do fundo destaca-se uma esfera simbolizando o mundo, na qual estão colocados o logotipo do evento e a inscrição “Cascais 2007”.
Autor: João Duarte.
Moedas de Prata com acabamento normal:
Valor facial 10 Euro; Ag: 500/100 de toque; Dia 40 mm; Peso 27 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 70.000 exemplares.
Moedas de Prata proof:
Valor facial 10 Euro; Ag: 925/100 de toque; Dia 40 mm; Peso 27 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem de 7.500 exemplares.

História da vela
Como desporto, a vela surgiu na Holanda no período do século XVIII. Carlos II, então na época rei da Inglaterra, encontrava-se exilado naquela região e teve a oportunidade de aprender tudo sobre como velejar. Foi então que em 1610, quando retornou à Inglaterra, ganhou um iate da Companhia das Índias, cujo nome era Mary, que acabou modelo de embarcação para os construtores britânicos. Em 1661 foi realizada a primeira regata naquele país, no Rio Tamisa, cujo percurso foi entre Greenwich e Gravesend. A disputa foi entre o Rei Carlos II e o seu irmão, o Duque de York. O vencedor da prova foi Carlos II. Em 1661 foi realizada a primeira regata naquele país, no Rio Tamisa, cujo percurso foi entre Greenwich e Gravesend. A disputa foi entre o Rei Carlos II e o seu irmão, o Duque de York. O vencedor da prova foi Carlos II. Em 1720 foi fundado na Irlanda o primeiro clube exclusivo de vela, o qual é considerado o mais antigo do mundo, o Royal Cork Yacht Club. Em 1749, o clube participou de numa competição chamada Taça de Prata, oferecida pelo príncipe Jorge, posteriormente Rei Jorge III, que tinha como percurso Greenwich e Norte. Em 1775 foi criado em Inglaterra o primeiro clube de regatas a vela, o Cumberland Fleet ou Cumberland Sailling. Em 1820, o clube mudou o nome para Royal Yacht Club. A Vela, de acordo com o livro “Tubino do desporto”, expandiu-se pelo mundo no ano de 1844, na cidade de Nova Iorque (EUA), quando foi criado o New York Yacht Club, clube que foi determinante para o desenvolvimento da vela no país. Em 1845 o clube realizou a primeira regata americana com a participação de nove embarcações à vela. Em 1851 foi realizada a primeira regata internacional, batizada Copa de 100 Guinéus. A competição aconteceu após o Royal Thames Yacht Club, da Inglaterra, propor um desafio ao New York Yacht Club, dos Estados Unidos. O percurso aconteceu em torno da ilha Wight, cuja distância era aproximadamente de 100 Km. Mesmo favoritos, os britânicos foram surpreendidos e a embarcação América, dos Estados Unidos, comandada por John Cox Stevens foram os vencedores, a competição ficou conhecida como America’s Cup, considerada a mais antiga do mundo e disputada até hoje. Como desporto olímpico, a vela estreou-se em 1900, nos Jogos Olímpicos de Paris, em França, sendo disputada em Meulan. Porém, foi apenas nas edições de 1920, na Bélgica e em 1936, na Alemanha que a programação da vela começou a ser aperfeiçoada. As regatas foram muito disputadas com larga superioridade de escandinavos, ingleses e norte-americanos. Devido a Segunda Guerra Mundial, com início no ano de 1940, e o fim no ano de 1945, os Jogos Olímpicos foram suspensos e retornaram somente no ano 1948, nas Olimpíadas de Londres, em Inglaterra. A participação feminina na vela teve início em 1908 com as inglesas Clytie Rivett-Carnac e Dorothy Wright.


O Laser foi desenvolvido nos anos setenta pelos canadianos Bruce Kirby e Ian Bruce por ser uma embarcação fácil de transportar e fácil de pilotar por uma única pessoa. O protótipo original chamava-se Weekender. Mais tarde foi reabatizado como Laser e fez a sua primeira aparição oficial na mostra de barcos de Nova Iorque em 1971. O primeiro campeonato do mundo da classe realizou-se em 1974 nas Bermudas.
O Laser tornou-se classe olímpica nos Jogos de 1996 em Atlanta. O primeiro campeão olímpico foi o brasileiro Robert Scheidt. Nas primeiras três edições olímpicas. o Laser era uma classe aberta à participação masculina e feminina.

Portugal ganhou 4 medalhas olímpicas na modalidade de Vela (2 medalhas de prata, correspondendo à obtenção do 2º.lugar e 2 medalhas de bronze, correspondendo à obtenção do 3º. lugar). Foram os seguintes protagonistas:
1)- Duarte Manuel de Almeida Bello, no ano de 1948, em vela Swallow, obteve a medalha de prata;
2)- Joaquim Mascarenhas de Fiúza e Francisco de Andrade, no ano de 1952, em vela Star, obtiveram a medalha de bronze;
3)- Mário Gentil e José Gentil, no ano de 1960, em vela Star, obtiveram a medalha de bronze; e
4)- Victor Rocha e Nuno Barreto, no ano de 1966, em vela tipo 470, obtiveram a medalha de bronze.
Portugal sendo um país de marinheiros e tendo uma larga experiência na arte de marear, entendeu realizar no ano de 2007 os Campeonatos do Mundo de Vela Olímpica, cuja sede se situou na vila de Cascais.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Laser_(vela): ttp://www.travinha.com.br/esportes-aquaticos/9174-vela/3551-a-historia-da-vela-olimpica: Documentação avulsa da INCM; Colecção particular do autor.

                                                            F I M
Publicado no Jornal das Caldas em 18-06-2014


Sem comentários: