quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

16ª. Moeda
60º. Aniversário do Fim da
 II Guerra Mundial
                      8 Euro                           


Anv: O campo do lado esquerdo da moeda é composto em toda a área por penas deitadas cortadas a ¾ e na horizontal, pela legenda “República Portuguesa”. Na parte inferior o escudo nacional assente na esfera armilar e junto à orla inferior o valor facial da moeda 8 Euro.


Rev: Apresenta sobre um mapa da Europa uma composição de penas, colocadas na vertical, simbolizando a PAZ. Por baixo a legenda em duas linhas “Fim da II Guerra Mundial – 1945 – 2005”.
Autor: João Duarte.
Moeda corrente de prata: Valor facial 8 Euro; 36 mm de diâmetro; 21 g de peso; toque 500/1000; bordo serrilhado (300.000 exemplares).Moedas de Prata proof: Valor facial 8 Euro; 36 mm de diâmetro; 21 g de peso; toque 925/1000; bordo serrilhado. (35.000 exemplares).

A Imprensa Nacional Casa da Moeda conjuntamente com outras casas idênticas da Europa, entenderam cunhar uma moeda alusiva ao 60º. Aniversário do Fim da II Guerra Mundial, de há mais de meio século não se ter desencadeado mais nenhuma catástrofe  idêntica na Europa ou mesmo fora dela. A isso se deve o esforço encetado por alguns países europeus,  logo após o fim do conflito, com a criação da União Europeia.

Pequena resenha histórica do fim da 2ª. Guerra Mundial.

Os combates na Europa Ocidental foram decididos no dia 6 de Junho de 1944 quando, vindos da Inglaterra, um exército composto por cento e cinquenta e cinco mil soldados desembarcou na costa francesa em Caen, no Norte de França. Esse dia ficou conhecido na história como o Dia D - o dia da invasão da Normandia. Foi a maior operação aeronaval da história militar, composta por 1.200 navios e 1.000 aviões de guerra.


No ano de 1945, no lado Oriental, os alemães foram completamente cercados por tropas soviéticas e exactamente no dia 22 de Abril de 1945, a cidade de Berlim cai em poder das forças russas. E no dia 30,o estratega Hitler, vendo-se cercado por todos os lados cometeu suicídio. No dia 7 de Maio de 1945, o pouco que restou do governo alemão rendeu-se. A guerra na Europa estava terminada.
No Pacífico, as violentas batalhas entre japoneses e norte-americanos, estes com o auxílio da Inglaterra e Austrália, continuaram com tal violência, ao ponto dos norte- americanos cometerem o execesso desta 2ª. Guerra Mundial, ao bombardearem as cidades de Hiroshima a 6 de Agosto e a de Nagasaki, a 9 de Agosto de 1945 com armas nucleares, provocando um sem número de mortes e feridos de pessoas indefesas, como crianças, mulheres e idosos, provocando a contaminação de elevadas áreas com a deflagração das mesmas bombas. Perante este acto, de triste memória para a humanidade, o Japão, no dia 2 de Setembro de 1945, rendeu-se, terminando com este acto a 2ª. Guerra Mundial.
Em relação à economia e às políticas, duas novas nações assumem o poder do mundo: Estados Unidos e URSS, ambos vencedores da Segunda Guerra Mundial os dois países disputaram por diversos anos áreas de grande influência.
Voltando à Alemanha, em 7 de maio de 1945, a Alemanha assina a sua rendição na Segunda Guerra Mundial. As tropas alemãs na Itália, na Holanda, na Dinamarca e no noroeste da Alemanha rendem-se depois do anúncio do suicídio de Adolf Hitler. Era o fim do confronto mais violento da história da humanidade.
A Segunda Guerra Mundial trouxe à tona a importância de uma organização responsável pela paz no mundo e que garantisse a diplomacia em questões de interesse humano. O holocausto aos judeus foi o episódio mais tristes da humanidade. Esse desejo pela paz fez com que fosse criada, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), nesse mesmo ano de 1945.
É importante lembrar que vários acontecimentos influenciaram o início da Segunda Guerra Mundial. O mundo como um todo havia passado por uma grande crise económica com a crise de 1929. Internamente, a Alemanha estava reerguida e sua economia voltara a ser uma das potências mundiais, porém, parte dessa recuperação estava associada às ideologias nazis e o poder nas mãos de Adolf Hitler, que preparava os seus exércitos para dominarem o mundo. Aqui vale a pena lembrar que o maior sonho de Hitler era acabar com a URSS, principalmente por conta da ideologia oposta ao nazismo: o socialismo.
Para iniciar os seus planos militares, Hitler começa a fazer acordos com países europeus como Áustria e Checoslováquia para inserção das suas tropas. Insatisfeitos, França e Inglaterra não ficaram calados. Ainda ameaçados com a crise pela qual passaram, os países ameaçaram a Alemanha e acabaram encontrando um motivo para a guerra com a invasão da Polónia. Ao mesmo tempo, o Japão começava a sua guerra com a China (tendo se aliado à Alemanha e Itália, concretizando o chamado eixo) e começava a voltar os seus olhos para as regiões Americanas do lado do Pacífico, o que causaria problemas com outra potência – os Estados Unidos.
Em 1 de setembro de 1939, Hitler ordenava às tropas alemãs a invasão da Polónia, com o intuito de reconquistar territórios alemães perdidos no final da Primeira Guerra Mundial. Este seria o primeiro passo dado por Adolf Hitler para o estabelecimento de um pensamento de superioridade germânica dentro da Europa, que causaria a revolta de 72 nações no mundo e a morte de mais de 50 milhões de pessoas até 1945, iniciando-se  neste dia a guerra. Os confrontos entre a Polónia e a Alemanha começaram quando o cruzador alemão Hehleswigh-Holstein, que estava ancorado no porto de Dantzig, abriu fogo contra o depósito de munições polaco de Westerplatte. Pouco tempo depois, os exércitos do Norte e do Sul da Alemanha invadiam a fronteira polaca e aviões bombardeavam as cidades de Kattowitz, Cracóvia, Grodnow e Wasterplatte, destruindo instalações militares.
Na ocasião, Adolf Hitler justificou a invasão com um suposto ataque polaco a uma estação de rádio alemã, o que mais tarde ficou provado que não aconteceu. Aqui, vale a pena recordar, que os ânimos na Europa não andavam muito calmos. O Império Britânico e a França andavam incomodados com o crescimento alemão e, por isso, em 2 de agosto de 1939, os dois países declaravam guerra à Alemanha. Nove dias depois, as tropas alemãs iniciavam os ataques a Varsóvia, capital do país. Sem dúvida, a Polónia foi a nação mais castigada. Cerca de 6 milhões de pessoas, 20% da sua população, morreu durante a guerra, metade delas judias.

Começava assim a Segunda Guerra Mundial, um conflito de escala mundial que confrontou os Aliados – cujas principais forças eram compostas pela União Soviética, os Estados Unidos, Inglaterra e França – e as forças do Eixo – liderados pela Alemanha, a Itália e o Japão.

Países que compunham as forças aliadas e outros que mais tarde se juntaram.
Polónia – Reino Unido – França –Austrália – Nova Zelândia – Nepal – África do Sul – Canadá – Noruega – Bélgica – Luxemburgo – Países Baixos – Grécia – Jugoslávia – União Soviética – Panamá – Costa Rica – Republica Dominicana – El Salvador – Haiti – Honduras – Nicarágua – Estados Unidos da América – China – Guatemala – Cuba – México – Brasil – Etiópia – Iraque – Bolívia – Irão – Colômbia – Libéria – Coreia – Checoslváquia – San Marino – Albânia – Equador – Paraguai – Perú – Uruguai – Venezuela – Turquia – Líbano – Árabia Saudita – Chile e Dinamarca.

Países pertencentes ao EIXO    Alemanha – Japão – Itália – Roménia – Hungria e Bulgária.

Países  NEUTROS   Suiça – Portugal – Espanha – Suécia e Vaticano. 

Créditos: Wikipedia, com cifras calculadas de fontes diversas obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Anexo:Mortos_na_Segunda_Guerra_Mundial &oldid=35990396: Wikipédia - O Fim da Segunda Guerra Mundial/blog do PNLD: Wikipédia.org/wiki/Segunda Guerra Mundial: Documentação avulsa da INCM: Colecção particular do autor.

Óbidos, 2 de Outubro de 2013

F I M

Publicado no Jornal das Caldas de 30-10-2013 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

13ª. Moeda
Jogos Olímpicos de Atenas
(2004)
10 Euro
:
Anv: Apresenta no campo o escudo nacional assente sobre a esfera armilar, por baixo o valor facial da moeda em duas linhas “10 euro”, entre uma moldura ondulada, possuindo nas orlas laterais as legendas “República” “ Portuguesa”.


 Rev: Apresenta por fundo a estilização de uma vela com a Cruz de Cristo, portando por baixo as argolas Olímpicas entrelaçadas, e na orla da esquerda a legenda “Jogos Olímpicos de Atenas 2004”.
Autor: José Aurélio.
Moeda corrente de prata:
Valor facial 10 Euro; 40 mm de diâmetro; 27 g de peso; toque 500/1000; bordo, serrilhado (350.000 exemplares).
Moedas de Prata proof:
Valor facial 10 Euro; 40 mm de diâmetro; 27 g de peso; toque 925/1000; bordo, serrilhado. (15.000 exemplares).

Pequeno resumo das Olimpíadas de 2004

Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, composto por desportos de Verão e de Inverno, em que milhares de atletas representantes dos seus países participam em diversas modalidades. Atualmente os Jogos são realizados a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados na cidade Grega de Olímpia, no século VIII a.C. até ao século V d.C. No século XIX, o Barão de Coubertin, com a fundação do Comité Olímpico Internacional (COI) no ano de 1894, deu início à época moderna dos referidos Jogos. O COI tornou-se o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as acções são definidas pela Carta Olímpica.

Símbolos dos Jogos

Lema - Citius, Altius, Fortius (O mais rápido, o mais alto, o mais forte). Um lema informal, porém mais conhecido, também introduzido por Coubertin, é "O mais importante não é vencer, mas participar!"
Bandeira Olímpica – Foi criada por Pierre de Coubertin no ano de 1914. A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico: representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo,


 Chama Olímpica – é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e evoca a lenda de Prometeu que teria roubado o fogo de Zeus para o entregar aos mortais. Durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia mantinha-se aceso um fogo que ardia enquanto durassem as competições. Esta tradição foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de Verão de 1928, e nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1936, pela primeira vez ocorreu uma estafeta de atletas para transportar um tocha com a chama, desde as ruínas do templo de Hera em Olímpia até ao Estádio Olímpico de Berlim, onde se realizaram as Olimpíadas.
Hino - foi composto pelo grego Spyridon Samaras, com letra do poeta romano Kostis Palamás no ano de 1880. O hino foi adotado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) em 1958. É executado durante a Cerimónia de Abertura de cada edição, enquanto a Bandeira Olímpica Bandeira é hasteada, e na Cerimónia de Encerramento, quando ela é arriada.
Mascotes Olímpicas - são personagens (geralmente animais nativos) que representam a cultura do país anfitrião dos Jogos. Desde os Jogos Olímpicos de Inverno de 1968, em Grenoble, todas as  edições dos Jogos possuem pelo menos uma mascote.
Os Jogos Olímpicos de 2004 ocorreram na cidade de Atenas, entre os dias 11 e 29 do mês de agosto, sendo a segunda edição levada a efeito por esta cidade, 108 anos após a primeira.
Durante estes jogos, estiveram presentes 10 625 atletas de 201 nações que competiram em 301 provas de 28 modalidades.
Alguns locais de competição tiveram uma grande carga histórica: o estádio da cidade de Olímpia onde foram disputados os Jogos da Antiguidade recebeu as provas de arremesso de peso. A cidade de Maratona recebeu a partida das provas que levam o nome da cidade. Os atletas repetiram o trajeto feito pelo herói grego Fidípides cerca de 2.500 anos antes. A chegada das provas e as competições de tiro com arco ocorreram no Estádio do Panathinaikos, palco central dos Jogos de 1896.Ao lado dessas, modernas instalações, como o Estado Olímpico, totalmente reformado para receber o atletismo, a final do futebol e as cerimônias de abertura e encerramento.
No total, 301 provas foram disputadas (um a mais que em Sydney) em 32 modalidades. Abaixo a lista de modalidades que foram disputadas nos Jogos. Os desportos aquáticos (natação, nado sincronizado, saltos ornamentais e pólo aquático) são regulamentados pelo mesmo órgão. Entre parênteses o número de provas em cada modalidade:
Andebol (2) - Atletismo (46) - Badminton (5) – Beisebol (1) – Basquetebol (2) – Boxe (11) – Canoagem (16) – Ciclismo (18) – Esgrima (10) – Futebol (2) – Ginástica (18) – Halterofilismo (15) – Hipismo (6) – Hóquei em campo (2) – Judo (14) – Lutas (18) – Natação sincronizada (2) – Natação (32) – Pentatlo moderno (2) – Pólo aquático (2) – Remo (14) – Saltos (8) – Taekwondo (8) – Ténis (4) – Ténis de mesa (4) – Tiro (17) – Tiro com arco (4) – Triatlo (2) – Vela (11) – Voleibol (2) e Voleibol de praia (2).
Factos e destaques
Na véspera da cerimônia de abertura, os atletas gregos Konstantinos Kenteris e Ekaterini Thanou abandonaram os Jogos após se recusarem a fazer exames antidoping e ao alegarem ter sofrido um acidente de motocicleta. Alguns países conquistaram a sua primeira medalha olímpica nestes Jogos: os Emirados Árabes Unidos ganharam ouro com Ahmed Al Maktoum no tiro, a equipa masculina do Paraguai foi prata no futebol e a Eritreia foi bronze com Zersenay Tadese no atletismo. Israel, com Gal Fridman na vela, Chile, com Nicolás Massú e Fernando González no ténis, República Dominicana, com Félix Sánchez no atletismo,e Taipé Chinês, com Chu Mu-Yen e Chen Shih-Hsin, ambos no taekwondo, conquistaram medalhas de ouro pela primeira vez. O norte-americano Michael Phelps foi o maior medalhista desta edição, conquistando seis medalhas de ouro e duas de bronze na natação. A cubana Yumileidi Cumbá tornou-se a primeira mulher campeã olímpica no sítio sagrado de Olímpia, 1.500 anos depois do último grego, ao ganhar a medalha de ouro do arremesso de peso feminino, após a descoberta do doping da russa Irina Korzhanenko. Depois de cinquenta e dois anos, a Argentina voltou a ganhar medalhas de ouro em Jogos Olímpicos. As equipas de futebol e de basquetebol masculino venceram os seus torneios no mesmo dia. Dois factos marcaram as provas de maratona dos Jogos de Atenas. Na prova feminina, a recordista mundial Paula Radcliffe, que liderava a prova, abandonou exausta e aos prantos a corrida. Na prova masculina, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima também liderava quando foi empurrado para fora da pista pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan, que havia burlado a segurança. Vanderlei voltou à prova, mas não conseguiu manter o ritmo e chegou no terceiro lugar. Pelo espírito desportivo demonstrado, Vanderlei recebeu a Medalha Pierre de Coubertin, honraria concedida pelo Comité Olímpico Internacional. Pela primeira vez na história, transsexuais foram autorizados a participar dos Jogos Olímpicos, com a condição de que as hormonas presentes nos corpos não os favorecessem durante as provas. A alemã Birgit Fischer tornou-se a primeira mulher a conquistar medalhas de ouro em seis edições de Jogos Olímpicos com duas conquistas na canoagem. O japonês Tadahiro Nomura tornou-se o primeiro tricampeão do judo, na categoria até 60 kg.
O País que mais medalhas conquistou nestes Jogos foi o Estados Unidos da América com 32 medalhas de ouro, 17 de prata e 14 bronze perfazendo um total de 101 medalhas. Portugal ficou no 60º lugar, conquistando 2 medalhas de prata, uma por Frascis Obirah Obikwelu no atletismo na prova de 100 metros, e a outra por Sérgio Paulinho na modalidade de ciclismo, prova de estrada; e uma de bronze por Vanessa Fernandes na modalidade de triatlo, perfazendo um total de 3 medalhas. Foi porta bandeira na cerimónia de abertura Nuno Delgado e Emanuel Silva no encerramento.
F I M

Créditos: Wikipédia – Jogos Olímpicos de Verão de 2004; Documentação avulsa da INCM; e colecção particular do autor.

Publicado no Jornal das Caldas em 04-09-2013
Numismática

Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

12ª. Moeda
Alargamento da União Europeia
(2004)
8 Euro
              
Esta moeda é alusiva ao alargamento da União Europeia à qual se juntaram mais dez países no ano de 2004. (Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa).

As características desta moeda são as seguintes:


Anv: Apresenta no campo o escudo nacional assente sobre a esfera armilar, rodeado de uma espiral de raios em todas as direcções num movimento circular; por baixo e descaído para a esquerda o valor facial da moeda em duas linhas “ 8 euro”, na orla da esquerda a legenda “República Portuguesa” e na orla inferior um logotipo comum, que a identifica como pertencendo a uma série.

Rev: Apresenta por fundo a estilização do mapa da Europa, com uma linha sobreposta em movimento giratório no sentido dos ponteiros do relógio, e ocupando três quartos da orla da moeda a legenda “Alargamento da União Europeia 2004”.
Autor: José João de Brito.
Moeda corrente de prata:
Valor facial 8 Euro; 36 mm de diâmetro; 21 g de peso; toque 500/1000; bordo, serrilhado (300.000 exemplares).
Moedas de Prata proof:
Valor facial 8 Euro; 36 mm de diâmetro; 21 g de peso; toque 925/1000; bordo, serrilhado. (35.000 exemplares).
Para se ter uma ideia dos novos países que se juntaram à União Europeia, segue uma pequena radiografia de cada:
Chipre- Capital Nicósia; Localização geográfica 34º-36º- N, 32º-34º E; Superfície 9 251 Km2; Habitantes 771 000; Densidade populacional 83 hab/Km2; Crescimento de demográfico 0,7%; Repartição da população 54% urbana e 46% rural; Esperança média de vida 77 anos; Taxa de analfabetismo 6%; P.N.B. por habitante 11 258,87 Euro; Idiomas, Grego e Turco; Grupos étnicos Grego 78% e Turco 18%; Religiões Igreja Ortodoxa Grega 78%, Islâmica 18% e Maronita e outras 4%; Produtos de exportação: activadades turísticas e artesanato.
Eslováquia- Capital Bratislava; Localização geográfica 48º-49º- N, 17º-23º E; Superfície 49 035 Km2; Habitantes 5,37 milhões; Densidade populacional 109 hab/Km2; Crescimento de demográfico -0,1%; Repartição da população 57% urbana e 43% rural; Esperança média de vida 73 anos; Taxa de analfabetismo 1%; P.N.B. por habitante 3 367,94 Euro; Grupos étnicos Eslovaco 85,7%, Húngaro 10,6%, Cigano 1,6%, Checo, Ucraniano 0,6%, Alemão 0,1%, Polaco 0,1% e outras 0,2%; Religiões Católica Romana 60,3%, Ateus 9,7%, Protestantes 8,4%, Cristã Ortodoxa 4,1% e outras 17,5%; Produtos de exportação: maquinaria, químicos, combustíveis, aço e armas.
Eslovénia- Capital Liubliana; Localização geográfica 45º-47º- N, 13º-17º E; Superfície 20 256 Km2; Habitantes 1,99 milhões; Densidade populacional 98 hab/Km2; Crescimento de demográfico 0,1%; Repartição da população 50% urbana e 50% rural; Esperança média de vida 75 anos; Taxa de analfabetismo 1%; P.N.B. por habitante 10 466,78 Euro; Idiomas, esloveno e servo-croata; Grupos étnicos esloveno 88%, croata 3%, sérvio 2%, bósnio 1%, jugoslavo 0,6%, húngaro 0,4% e outros 5%; Religiões Católica Romana 68,8%, luterana 1%, islâmica 1%, ateus 4,3% e outras 24,9%; Produtos de exportação: maquinaria eléctrica, químicos, calçado e mobiliário.
Estónia- Capital Talin; Localização geográfica 57º-59º- N, 22º-28º E; Superfície 45 100 Km2; Habitantes 1,42 milhões; Densidade populacional 31 hab/Km2; Crescimento de demográfico -0,4%; Repartição da população 70% urbana e 30% rural; Esperança média de vida 71 anos; Taxa de analfabetismo 1%; P.N.B. por habitante 3 635,49 Euro; Idiomas, estónio (oficial) e russo; Grupos étnicos, Estónio 65,1%, Russo 28,1%, Ucraniano 2,5%, Bielorusso 1,5%, Finlandês 1%, e outros 1,8%; Religiões- Luterana, Ortodoxa Russa, Baptista, Metodista, Católica Romana, Pentecostal e Judaica; Produtos de exportação: maquinaria, equipamento de transportes, minérios, têxteis e alimentos.
Hungria- Capital Budapeste; Localização geográfica 46º-49º- N, 16º-23º E; Superfície 93 032 Km2; Habitantes 10,11 milhões; Densidade populacional 108 hab/Km2; Crescimento de demográfico -0,4%; Repartição da população 63% urbana e 37% rural; Esperança média de vida 71 anos; Taxa de analfabetismo 1%; P.N.B. por habitante 4 836,60 Euro; Idiomas, Húngaro (oficial), Alemão, Romeno e Croata; Grupos étnicos, Húngaros 89,9%, Cigano 4%, Alemão 2,6%, Sérvio 2%, Eslovaco 0,8%, e Romeno 0,7%; Religiões- Católica Romana 67,5%, Calvinista 20%, Luterana 5%, Ateus e outras 7,5%; Produtos de exportação: alimentos, maquinaria, produtos químicos, veículos a motor, vestuário ferro e aço.
Letónia- Capital Riga; Localização geográfica 56º-58º- N, 21º-28º E; Superfície 64 600 Km2; Habitantes 2,42 milhões; Densidade populacional 37 hab/Km2; Crescimento de demográfico -0,6%; Repartição da população 69% urbana e 31% rural; Esperança média de vida 70 anos; Taxa de analfabetismo 1%; P.N.B. por habitante 2 605,97 Euro; Idiomas, Letão (oficial) e Russo. Alemão; Grupos étnicos, Letão 56,5%, Russo 30,4%, Bielorusso 4,3%, Ucraniano 2,8%, Polaco 2,6%, e outros 3,4% Religiões- Católica Romana, Luterana e Igreja Ortodoxa Russa; Produtos de exportação: produtos florestais, têxteis, maquinaria, equipamentos mecânicos e enlatados.
Lituânia- Capital Vilnius; Localização geográfica 54º-56º- N, 21º-27º E; Superfície 65 200 Km2; Habitantes 3,69 milhões; Densidade populacional 60 hab/Km2; Crescimento de demográfico -0,1%; Repartição da população 68% urbana e 32% rural; Esperança média de vida 71 anos; Taxa de analfabetismo 2%; P.N.B. por habitante 2 616,70 Euro; Idiomas, Lituano (oficial), Russo e Polaco; Grupos étnicos, Lituano 80,6%, Russo 8,7%, Polaco 7%, Bielorusso 1,6%, e outro 2,1%. Religiões- Católica Romana (predominante), Luterana, Igreja Ortodoxa Russa, Protestante, Baptista, Islâmica e Judaica. Produtos de exportação: maquinaria, equipamentos de transporte, minérios e metais.
Malta- Capital La Valetta; Localização geográfica 36º- N, 14º E; Superfície 384 Km2; Habitantes 384 000; Densidade populacional 1 000 hab/Km2; Crescimento de demográfico 0,5%; Repartição da população 89% urbana e 11% rural; Esperança média de vida 78 anos; Taxa de analfabetismo 12%; P.N.B. por habitante 10 123,60 Euro; Idiomas, Maltês e Inglês (oficiais), Italiano, Alemão, Espanhol e Árabe; Grupos étnicos, Malteses (descendentes dos Cartagineses e Fenícios) e Italianos. Religiões- Católica Romana (predominante) - 91%. Produtos de exportação: têxteis, vestuário, maquinaria  e navios.
Polónia- Capital Varsóvia; Localização geográfica 49º-55º N, 14º-24º E; Superfície 323 250 Km2; Habitantes 38,71 milhões; Densidade populacional 119 hab/Km2; Crescimento de demográfico 0,1%; Repartição da população 65% urbana e 34% rural; Esperança média de vida 73 anos; Taxa de analfabetismo 1%; P.N.B. por habitante 4 182,40 Euro; Idioma, Polaco; Grupos étnicos, Polaco 97,6%, Alemão 1,3%, Ucraniano 0,6% e Bielorusso 0,5%; Religiões- Católica Romana (predominante) - 95%, Ortodoxa, Protestante e outras - 5%; Produtos de exportação: maquinaria, carvão, produtos alimentares e químicos, metais não ferrosos, navios, veículos a motor, vestuário, ferro e aço.
República Checa- Capital Praga; Localização geográfica 48,5º-51º N, 12º-19º E; Superfície 78 864 Km2; Habitantes 10,28 milhões; Densidade populacional 130 hab/Km2; Crescimento de demográfico -0,2%; Repartição da população 75% urbana e 25% rural; Esperança média de vida 74 anos; Taxa de analfabetismo 1%; P.N.B. por habitante 5 404,98 Euro; Idiomas, Checo e Eslovaco; Grupos étnicos, Checo 81,2%, Morávio 13,2%, Eslovaco 3,1%, Polaco 0,6%, Germânico 0,5% e outras 1,4%; Religiões- Ateus 39,8%, Católica Romana 39,2%, Ortodoxa 3%, Protestante 4,6% e outras 13,4%; Produtos de exportação: maquinaria, ferramentas, produtos metálicos e motores de aeronaves.
A União Europeia é actualmente composta por 28 países, sendo o último a aderir a Croácia no primeiro dia do mês de Julho de 2013.



Créditos: Documentação avulsa da INCM; Euro Atlas e colecção particular de Luís Tudella.

F i m
Publicado no Jornal das Caldas em 28-08-2013