domingo, 28 de setembro de 2008

1 - Numismática - €uro

MOEDA DE OURO

Homenagem aos três pioneiros da fundação da União Europeia
Robert Schuman – Paul-Henri Spaak – Konrad Adenauer

O nascimento do pensamento europeu e o seu alargamento
.
Os primeiros pilares da União Europeia foram erigidos poucos anos após o fim da segunda guerra mundial, e tinham por fim reduzir o risco do surgimento de novos conflitos, em especial na Europa.
Em 9 de Maio de 1950, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, estabelece o “Plano Schuman”, o qual consistia em reunir a indústria do carvão e do aço dos países da Europa Ocidental, (C.E.C.A. = Comissão Europeia do Carvão e do Aço).
No ano de 1951 é assinado o Tratado de Paris entre 6 países: Bélgica, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo e Holanda.
A CECA inicia as suas actividades em 25-07-1952, constituindo a primeira etapa da construção europeia, tendo este processo perseguido com a assinatura do Tratado de Roma em 1957, pelos países que estiveram presentes no Tratado de Paris, o qual dá origem à CEE (Comunidade Económica Europeia).

A CEE vai alargando-se a outros países, encontrando-se actualmente na 7ª.etapa:
1ª.etapa, foi constituída pelos países que assinaram o Tratado de Roma, no ano de 1957.
2ª.etapa, juntaram-se no ano de 1973, a Dinamarca, Irlanda e Reino Unido.
3ª.etapa, a Grécia no ano de 1981.
4ª.etapa, Portugal e a Espanha no ano de 1986.
5ª.etapa, Suécia, Finlândia e Áustria, no de 1995.
6ª.etapa, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa, no ano de 2004.
7ª.etapa, e última, juntam-se a Bulgária e a Roménia, no ano de 2007.
Além de Robert Schuman, Paul-Henri Spaak e Konrad Adenauer, que foram personagens que além de abraçarem a ideia de uma Europa forte e unida, foram homens de Estado, representando os seus países em altos cargos, os quais permitiram reforçar o ideal Europeu, junto de outros países.
Além destas personagens políticas de topo, outras há, que devem ser referidas, pelo seu enorme contributo, dedicação, paixão e crer e que são considerados baluartes da União Europeia, como Jean Monnet, Alcide de Gasperi, Joseph Bech e Johan-Willem Beyen.

Mas quem foram e o que fizeram, estas três personagens?

Robert Schuman – Homem de Estado francês, nasceu em 29-06-1886 no Luxemburgo. No ano de 1940, fez parte do gabinete Reynaud e parte para o exílio durante a guerra, (2ª. Guerra Mundial). Após o fim da guerra, torna-se Ministro das Finanças e depois Primeiro Ministro. É Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1948 a 1953, e Ministro da Justiça de 1955 a 1956. Schuman é sobretudo conhecido pela sua acção em favor de uma Europa Unida, e pelo “Plano Schuman”, que apelava à colaboração entre os países da Europa Ocidental. Tornar-se o 1º. Presidente do Parlamento Europeu. Morreu em Scy-Chazelles, em 04-10-193.

Paul - Henri Spaak – Homem político belga, nasceu a 25-01-1899 em Schaerbeek. Eleito deputado no ano de 1932. A partir de 1938, é a cabeça de diversos governos. Spaak presidiu à 1ª.Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque no ano de 1945. Tornou-se num dos mais ardentes promotores de uma Europa unida. Foi o primeiro Presidente da CECA. Presidiu à Conferência de Messine em 1955, e assinou o Tratado de Roma. Entre ao anos de 1957 e 1961, foi Secretário Geral da ONU. Faleceu em Bruxelas a 31-07-1972.

Konrad Adenauer – Nasceu a 05-01-1876 em Colónia, onde foi Presidente de Câmara. Quando da tomada do poder por Hitler, Konrad sendo contra a sua política, foi demitido e preso. Tornou-se Chanceler após a 2ª. Guerra Mundial, e nessa função, é a base da integração da República Federal Alemã (RFA), na Europa Ocidental, tornando-se membro da NATO e um dos países impulsionadores da Comunidade Europeia. Adenauer, faleceu em 16-04-1967.

A Monnaie Royale de Belgique, emitiu uma soberba moeda pela ocasião dos 50 anos do aniversário da CECA (2002), com o fim de honrar e perpetuar os três pioneiros da fundação da União Europeia, sendo a emissão da sua primeira moeda em ouro, a qual nos transmite a mensagem de uma moeda forte coesa e unida.
Pelo seu simbolismo, esta moeda esgotou-se no mercado após o seu lançamento, sendo procurada e cobiçada, duplicando o seu valor quase de imediato.
Características da moeda: Valor facial de 100 Euro. Permilagem 999%0. Peso 15,55 grs. Diâmetro 29 mm. Bordo liso. Qualidade – proof., ou prova numismática. Emissão 5.000 exemplares.
Reverso – Dividida em duas partes, sendo a da esquerda composta por um mapa dos países sem fronteiras da União Europeia; o lado direito é composto ao centro pelo valor facial da moeda de 100 Euro, com a inscrição junto ao bordo do nome do país (Bélgica), em três dialectos.
Anverso – É composto essencialmente pelas efígies dos três pais fundadores da Europa Unida, circundado junto ao bordo os respectivos nomes.

Óbidos, 01-08-2008

Sem comentários: