domingo, 9 de fevereiro de 2014

Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro

25ª. Moeda
Série Portugal Universal
Santo António
¼ de Euro

 

Anv: Apresenta no centro do campo o escudo das armas nacionais assente sobre a esfera armilar, na orla superior a legenda “República Portuguesa”, por baixo da esfera armilar o valor facial da moeda ¼ de Euro em duas linhas.

Rev: Apresenta no campo central a figura a corpo inteiro da imagem do Santo, ladeado pelas legendas “Santo António” e as eras “1195 – 1237” e “2007”.
Autor: Helder Batista.
Moeda de Ouro com acabamento à flor do cunho
Valor facial ¼ de Euro; Au: 999,9%o de toque; Dia 14 mm; Peso 1,56 g.; Bordo serrilhado. Cunhagem 30.000 exemplares.

 Santo António de Lisboa ou Santo António de Pádua nasceu na cidade de Lisboa, pensa-se que no ano de 1195 e faleceu na cidade de Pádua (Itália) em Junho de 1231; o seu nome de baptismo era Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo, filho de Martim de Bulhões e de Maria Teresa Taveira Azevedo; era também conhecido por Santo António de Pádua porque aí viveu e aí faleceu, sendo que na religião católica os Santos eram conhecidos pelo nome da cidade onde faleceram.
Santo António fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior (hoje Sé de Lisboa) ingressando na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora, como noviço no ano de 1211. Por este convento permaneceu cerca de três anos, tendo ingressado com a idade de 18 ou 19 anos no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde estudou Direito Canónico, Filosofia e Teologia. No ano de 1220, trocou a Regra de Santo Agostinho pela Ordem de São Francisco, recolhendo-se nos Olivais em Coimbra e mudando também o nome para António. No ano de 1221, embarcou para Marrocos em acção de evangelização, mas foi acometido de grave doença, sendo repatriado para Portugal. No regresso uma tempestade assolou a embarcação e esta arrastou o barco para as costas da Sicília. Aqui, em Itália, os seus discursos notabilizaram-no como um exímio teólogo e belíssimo pregador. No ano de 1222, dissertando para religiosos Franciscanos e Dominicanos de forma admirável, o Provincial da Ordem de imediato o destinou à evangelização. Neste mesmo ano, conheceu Francisco de Assis, sendo nomeado pregador da Ordem. Em 1225, seguiu para França, instalando-se em Toulouse como pregador, desenvolvendo as suas aptidões de orador a tal ponto que lhe foi confiada a guarda do Convento de Puy-en-Velay e a guarda da província de Limoges. Pouco depois, instalou-se em Marselha mas por pouco tempo, pois foi escolhido para Provincial da Romanha. No ano de 1226, morreu Francisco de Assis e Santo António voltou a Itália. No ano de 1228, assistiu à canonização de São Francisco. Na Basílica de São João de Latrão, em Roma, pregou diante do Papa Gregório IX. Neste mesmo ano, deslocou-se a Ferrara, Bolonha e Florença, continuando com as suas pregações. No ano de 1229, dividiu-se entre Varese, Bréscia, Milão, Verona e Mântua pregando com muita intensidade, cativando cada vez mais crentes. No ano de 1231, concluiu a redacção dos “Sermões Festivos”. Neste mesmo ano, após ter encetado contactos com o papa Gregório IX, regressou a Pádua, bastante doente, vindo a falecer a 13 de Junho de 1231 no Oratório de Arcela, tendo entre 36 a 40 anos de idade. Os seus restos mortais repousam na Basílica de Pádua, construída em sua memória. O papa Gregório IX, canonizou-o na catedral de Espoleto no ano de 1232. Foi proclamado doutor da Igreja pelo papa Pio XII, no ano de 1946. São suas atribuições – o livro, o pão, o Menino Jesus e lírio. É o padroeiro da cidade de Lisboa e da cidade de Pádua, dos pobres, das mulheres grávidas, dos casais, das pessoas que desejam encontrar objectos perdidos, dos oprimidos, etc… O dito popular, quando se faz um pedido ao Santo, assenta na seguinte frase: “Valha-me Santo António”. Foram erigidas Igrejas com o seu nome em Pádua, Roma e Lisboa. O dia 13 de Junho, data do seu falecimento, é a data da festa litúrgica e da cidade de Lisboa.

Aquando do 7º. Centenário do seu Nascimento, foram emitidos selos de diversos valores, os quais abaixo se reproduzem pelo seu significado, simplicidade e beleza.
 Aquando das Comemorações do 8º. Centenário do Nascimento do Santo, a I.N.C.M. cunhou uma moeda em prata no valor de 500$00 para celebrar a efeméride.






Bibliografia: “Wikipedia, trechos avulsos da I.N.C.M. e colecção particular do autor.

F I M
Publicado no Jornal das Caldas em  05-02-2014

Sem comentários: