Numismática
Moedas Portuguesas Comemorativas do Euro
14ª. Moeda
Património Mundial da Humanidade
Mosteiro da Batalha
5 Euro
Anv: Apresenta no campo o escudo nacional assente sobre a esfera armilar
combinando-se com um apontamento de arcos ogivais, onde se encontra o valor
facial da moeda em duas linhas “5 Euro”, simbolizando a arquitectura do
Mosteiro da Batalha; ao longo da orla a legenda “Republica Portuguesa – 2005”.
Rev: Apresenta por fundo a estilização do mosteiro da Batalha, através da
fachada gótica e pelo claustro de D. João I, ligados pela legenda “Mosteiro da
Batalha” e pelo logotipo da Unesco”.
Autor: António Marinho.
Moeda
corrente de prata:
Valor
facial 5 Euro; 30 mm de diâmetro; 14 gr de peso; toque 500/1000; bordo,
serrilhado (350.000 exemplares).
Moedas
de Prata proof:
Valor
facial 5 Euro; 30 mm de diâmetro; 14 gr de peso; toque 925/1000; bordo,
serrilhado. (15.000 exemplares).
Pequeno Historial do Mosteiro da Batalha
O Mosteiro de Santa
Maria da Vitória também conhecido por Mosteiro da Batalha, situa-se na
vila da Batalha e dista 11 km da cidade de Leiria; foi mandado edificar pelo
rei D. João I (Primeiro rei da dinastia de Avis no ano de 1386) em
agradecimento à Virgem Maria pela vitória alcançada sobre os castelhanos na
célebre batalha de Aljubarrota no ano 1386. A construção do mosteiro
estendeu-se por dois séculos, até cerca do ano de 1517, abrangendo o reinado de
cinco reis (D. João I, D. Duarte, D. Afonso V, D. João II e D. Manuel I). Os
monges dominicanos já habitavam o mosteiro no ano de 1388. A sua arquitectura
caracteriza-se pelo gótico tardio português ou estilo manuelino. No projecto
inicial correspondia a construção da igreja, do claustro e das dependências
monásticas, como a Sala do Capítulo, sacristia e refeitório. Foi-lhe
acrescentada a capela do Fundador pelo próprio rei D. João I; as capelas
imperfeitas foram acrescentadas no reinado de D. Duarte; o claustro menor ficou
a dever-se à iniciativa do rei D. Afonso V; no reinado de D. João II, este
monarca desinteressou-se por completo da edificação do edifício; somente no
reinado de D. Manuel I, se concluíram as referidas obras um pouco apressadas,
em virtude do monarca se ter debruçado quase na sua totalidade à construção do
Mosteiro dos Jerónimos.
Sala do Capítulo - Coube ao mestre Huguet
finalizar a célebre Sala do Capítulo,
actualmente. (Túmulo do Soldado Desconhecido),
de planta quadrada, coberta por uma abóbada
de estrela
de um só voo. Esta abóbada é, efectivamente, uma obra de notável técnica
construtiva gótica sendo formada por dezasseis nervuras radiais, oito lançadas
das paredes, as restantes lançadas das chaves secundárias exteriores,
convergindo para uma grande chave central de decoração vegetalista,
desenvolvida em duas coroas. A face exterior desta sala, deitando para a
galeria do claustro, é formada por um portal central de rasgamento profundo com
cinco arquivoltas de fora e quatro do lado de dentro, o vão ornado por cogulhos
radiantes. vãos quebrados,
preenchidos cada um deles por duas janelas geminadas com uma bandeira recortada
e rendilhada segundo preceitos do gótico flamejante. A sala capitular possui,
ornamentação figurativa digna de registo: o programa dominante é mariológico, assinalando-se na janela sul
virada para a crasta em dois capitéis, a representação de uma Anunciação,
com a virgem à direita e o anjo à esquerda. Nossa Senhora segura uma vasilha com o seu
braço direito. Outro elemento iconográfico bastante conhecido, é a representação,
numa das mísulas,
do que se supõe ser, com bastante razão, o mestre pedreiro, em fórmula de
retrato (é notoriamente individualizada a expressão do rosto).
De cada lado abrem-se dois grandes
O Refeitório
é coberto por abóbadas de berço quebrado de quatro tramos
marcados por arcos torais e apoiada em mísulas
sobre friso
circundante.
O Claustro Real
é de um só piso com sete tramos por ala, constituídos por arcos quebrados, de
vãos dissemelhantes, com bandeiras rendilhadas apoiadas em colunelos esculpidos, entre contrafortes
com ressaltos, rematados por pináculos piramidais.
Tem galerias cobertas por abóbadas de cruzaria de ogivas com cadeia
longitudinal, assentes em meias-colunas fasciculadas com capitéis vegetalistas
em dois andares, e remate em platibanda rendilhada com flores-de-liz.
No cunhal, foi edificado um torreão octogonal de remate piramidal. No interior,
encontra-se uma fonte com bacia lobulada e duas taças polilobadas escalonadas, a primeira com
máscaras semi - vegetalistas. Tem uma cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas com cadeia,
apoiada em pilares fasciculados.
O Panteão de D.
Duarte, também conhecido por Capelas Imperfeitas, foi planeado tendo em
conta uma leitura rigorosa do testamento de D. João I, optando aquele monarca
por criar o seu próprio espaço funerário. Assim, D. Duarte deu início à
edificação de uma rotunda atrás da cabeceira. De qualquer modo, as obras não
foram terminadas, uma vez que a sua edificação terá começado sensivelmente em 1434, tendo o monarca
falecido quatro anos depois, deixando-as incompletas. Mas o traçado estava
certamente delineado e as obras dos reinados seguintes foram lentamente
tentando rematar o edifício, tendo porém ficado por fazer o principal: o
lançamento da grande abóbada central. Ao contrário do que se possa julgar, esta
operação não levantaria grandes problemas técnicos visto que o vão a cobrir
pouco maior era do que o existente na Sala do Capítulo. Tratava-se, de um
edifício com um corpo central octogonal e entrada a eixo (articulada com a
cabeceira por um átrio abobadado), à volta do qual se
dispunham sete capelas radiantes .As capelas existentes
abrem-se para o recinto através de grandes arcos quebrados acairelados,
possuindo cada uma delas um coro recto e um topo prismático de
três faces, com um só janelão de dois lumes em cada face e cobertura de abóbada
nervurada.
O Claustro D. Afonso V tem dois pisos, o
primeiro de sete tramos por ala marcados por contrafortes entre arcos duplos
quebrados assentes em colunas facetadas grupadas transversalmente sobre murete.
Tem galerias abobadadas de cruzaria de ogivas com arcos torais robustos,
apoiadas em mísulas cónicas
lisas. O segundo piso tem um alpendre assente em colunas prismáticas sobre parapeito
e contrafortes diagonais que sobem até ao beiral.
A Capela do
Fundador é uma construção situada à direita do templo, encostada ao
flanco exterior da nave sul, por onde se faz a entrada. Possui planta quadrada,
na qual se inscreve ao centro um octógono,
que se desenvolve em volume para cima, ao nível do seu segundo andar ― um
octógono que funciona, também, como lanterna. Esta capela foi traçada por
mestre Huguet
e encontrava-se ainda em obras em 1426, sendo terminada pouco depois do falecimento do monarca,
que para ali foi trasladado, juntamente com o corpo da rainha, um ano depois (1434). Pelo exterior,
impõe-se como uma massa homogénea acentuando a horizontalidade do frontispício
do templo. Oferece três faces livres, cada uma das quais ritmada por dois contrafortes,
e onde se rasgam três janelões, com o que fica a eixo mais largo do que os
restantes. Em cima, salienta-se o exterior do octógono central de onde partem
oito arcobotantes
acailerados apoiados nos contrafortes exteriores, que se prolongam em Pegões pinaculados
além do terraço. O conjunto é rematado por um friso de grilhagens
flamejantes. Originalmente, o octógono era coroado por um grande coruchéu
em agulha, que caiu com o terramoto de
1755. No interior, a luz irrompe dos janelões da fachada e das
frestas de dois lumes existentes em cada face do octógono central. É uma luz
diáfana, que incide particularmente no centro do monumento, onde se ergue o mausoléu
do rei e da rainha. A abóbada é complexa, formada por arcos cruzeiros que,
partindo de baquetas
embebidas nas paredes, entroncam em chaves centrais, a partir das quais as
nervuras despejam o seu peso sobre as baquetas da face exterior do octógono
central, compondo, desta forma, uma espécie de nave ou deambulatório.
O octógono propriamente dito, no centro do edifício, é formado por oito pilares
compósitos, de colunas enfeixadas e abre-se através de oito arcos apontados com
o intradorso ornado de cairéis trilobados.
O seu interior é de «dois andares»: o inferior corresponde aos pilares e arcos,
enquanto no andar superior se rasgam as janelas lanternárias. Também a abóbada
deste corpo central é estrelada, com oito braços principais, oito terceletes e
dezasseis nervuras secundárias, apoiadas em oito chaves radiais e uma chave
central de grande diâmetro, mostrando o rendilhado, no meio da qual se
inscrevem, em relevo, as armas reais. Nas paredes rasgam-se arcos sólidos que
albergam os túmulos
dos príncipes de Avis
A Capela-Mor parece ser de acabamento
posterior, com o seu arco triunfal acairelado, podendo igualmente considerar-se
duas as fases de trabalho das capelas colaterais. As galerias
norte e ocidental estariam já levantadas, mas foi Huguet
quem terá dado acabamento às do lado sul e nascente (todas elas com sete
tramos), respeitando porém o traçado anterior, com abóbadas em cruzaria de grandes chaves unidas
por cadeia longitudinal, sem mísulas, descansando em finos colunelos de um
e de outro lado das paredes.
O Mosteiro foi restaurado no século XIX sob a direcção de Luís
Mouzinho de Albuquerque. Neste restauro, o Mosteiro sofreu transformações mais
ou menos profundas, designadamente pela destruição de dois claustros, junto das
Capelas Imperfeitas e, num
quadro de extinção das ordens religiosas
em Portugal, pela remoção total dos símbolos religiosos, procurando tornar o Mosteiro
num símbolo glorioso da Dinastia de Avis e, sobretudo, da sua primeira
geração (a dita Ínclita Geração dos altos infantes).
Cronologia
1-1385 – 14 de Agosto – Batalha de Aljubarrota. D. João I
faz uma promessa à Virgem de mandar edificar um Monumento em sua honra, caso
ganhe a batalha.
02- 1387/88 – D. João I entrega a Afonso Domingues o
projecto e a direcção das obras do Mosteiro da Batalha. Provável data do início
da construção.
03- 1388 – Entrega do Mosteiro à Ordem Dominicana.
04- 1387/88 – 1402 – 1ª fase de edificação do Mosteiro,
sob a direcção do Mestre Afonso Domingues. Do projecto inicial faziam parte a
igreja, a Sacristia, a sala do capítulo o Claustro Real e dependências anexas.
Ainda inicia a construção da igreja (cabeceira e naves) e fundamentos da sala
do capítulo.
05- 1392 e 1398 – À volta da obra nascem pequenas
construções, alojamentos e oficinas dos operários e artífices, lançando-se os
fundamentos da futura Vila.
06- 1402 – 1458 – 2ª fase de edificação do Mosteiro, sob a
direcção do Mestre Huguet. A ele se deve a conclusão da abóbada da sala do capítulo,
sistemas de cobertura da capela-mor e da nave central da igreja, fachada
principal, fecho do claustro de D. João I e ainda projecta e dirige o panteão
de D. João I e o de D. Duarte.
07- 1416 – D. Filipa de Lencastre é sepultada na
capela-mor da igreja.
08- 1426 – Data provável em que D. João I manda edificar o
seu panteão, acrescentando, desta forma, a planta inicial.
09- 1433 – Morte de D. João I; é provisoriamente colocado
na Capela-mor da igreja.
10- 1434 – Concluídas as obras do panteão real e colocados
aqui os corpos de D. João I e de D. Filipa de Lencastre.
11- 1436 – Já devem de estar concluídas as obras do
Claustro real e do lavatório.
12- 1438 – Martim Vasques sucede na direcção das obras.
Morte de D. Duarte, em cujo reinado já se tinham começado a edificar as capelas
imperfeitas, panteão onde iria ficar sepultado. Como as obras não estavam
acabadas, foi sepultado, provisoriamente, na capela-mor da igreja.
13- 1448 – Fernão de Évora é nomeado mestre das obras.
Construção do Claustro de D.
Afonso V (piso térreo).
14- 1505 – 1520 – Reina D. Manuel I. Decoração dos arcos
do Claustro Real, ligação da cobertura do átrio das Capelas Imperfeitas,
vitrais da Sala do Capítulo (1514) e da capela-mor da igreja (1517), portal
manuelino das Capelas Imperfeitas, executado por Mateus Fernandes.
15- 1528 – João de Castilho é mestre de obras até 1532,
vindo, depois a ser substituído por Miguel de Arruda.
16- 1533 – Varanda e Janela Renascentista das capelas
imperfeitas, construídas por Manuel de Arruda.
17- 1755 – Terramoto provoca danos no Mosteiro.
18- 1811 – O fogo posto pelas tropas de Napoleão destrói,
por completo, o terceiro claustro. Claustro de D. João III.
18- 1840 – 1900 – Importantes obras de reconstrução
19- 1901 – Transladadas as cinzas de D. Afonso V, de D.
João II e do Príncipe Afonso para a Capela do Fundador.
20- 1924 – Instalação do Túmulo do Soldado Desconhecido na
Sala do Capítulo.
21- 1983 – O Mosteiro é classificado como Património
Mundial. Da Humanidade perla Unesco.
Créditos: Wikipédia- Centro Histórico Mosteiro da Batalha; IGESPAR-
Monumentos – Mosteiro da Batalha; Documentação avulsa da INCM; e
colecção particular do autor.
Óbidos - Setembro de 2013
F I M
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