quarta-feira, 1 de outubro de 2008

4 - Numismática - Rainha Dona Amélia

MARIA AMÉLIA LUÍSA HELENA DE ORLEÃES

MOEDA DE OURO

Na senda do que o Governo Francês, tem vindo ao longo dos tempos a fazer através da sua casa emissora de moeda, “Monnaie de Paris”, perpetuando personagens que de uma ou de outra maneira se distinguiram ao longo das suas vidas, tanto no plano social, económico, financeiro, cientifico, militar, artístico, literário, ambiental, médico, humanístico, etc…, com a emissão de moedas de ouro e de prata, alusivos a actos merecedores de tal distinção; recaindo no ano de 2007 a honra num grande português, “Aristides de Sousa Mendes”, e no ano anterior (2006), essa mesma distinção foi direccionada a uma francesa, que mais tarde viria a adoptar a nacionalidade portuguesa, pelo casamento com o rei D. Carlos, e que foi a última soberana da nossa monarquia a “Senhora Rainha Dona Amélia”.

Quem foi a Rainha Dona Amélia?
Somente esposa do rei D. Carlos!!!?, e por conseguinte, votada a posição secundária na monarquia, ou soube de alguma maneira sobressair na sociedade onde estava inserida???.
Que fez em prol dessa sociedade?

- Maria Amélia Luísa Helena de Orléans, nasceu em Twichenhar, Inglaterra a 28-09-1865. Filha primogénita de Luís de Orleães, conde de Paris, este, neto do último rei de França, Luís Filipe I, e de Maria Isabel de Orleães Montpensier, filha do duque Fernando de Montpensier.
- Dona Amélia passou a infância em Inglaterra, devido ao exílio a que a família foi sujeita desde 1848, ano em que Napoleão III assumiu o trono de França.
- No ano de 1871, regressa a França após a queda do Império. A princesa recebe uma educação esmerada, somente reservada a príncipes.
- Em 22-05-1886, casou com o príncipe Dom Carlos, então duque de Bragança, na igreja de São Domingos em Lisboa.
- No ano de 1887 nasce o seu primeiro filho Dom Luís Filipe (Príncipe das Beiras).
- No ano de 1889, com a subida ao trono de seu marido, por inerência de cargos, ocupa o lugar de Rainha. Com o seu carácter culto, desempenha um papel fulcral, influenciando toda a corte e a sociedade.
- Em 15-11-1889, nasce o seu segundo filho, Dom Manuel, mais tarde elevado a rei, (último de Portugal), pelo assassinato de seu pai e irmão a 01-02-1908. Foi mãe esmerada na excelente educação que proporcionou a seus filhos, alargando-lhes os horizontes culturais. Viajou por todo o mar mediterrâneo, dando-lhes a conhecer as antigas civilizações que nas suas margens proliferaram (egípcia, grega e romana).
- No ano de 1892, fundou o Instituto de Socorros a Náufragos, organismo responsável pela direcção técnica de salvamento de vidas humanas nas áreas fluviais e marítimas de Portugal.
- No ano de 1905, funda o Museu Nacional dos Coches.
- À Rainha Dona Amélia se deve a fundação da Assistência Nacional aos Tuberculosos, e muitas obras de beneficência e higiene: “dispensários e sanatórios”, devido à sua índole caridosa e bondosa.
- Em 1908, a 1 de Fevereiro, sofre um tremendo desgosto com o impensado Regicídio, na Praça do Comércio em Lisboa, que veio a marcar profundamente a história de Portugal, com a morte de seu marido o rei Dom Carlos e do seu filho o príncipe herdeiro D. Luís Filipe.
- Em 1908 o seu filho Dom Manuel infante, sobrevivente, sobe ao trono, reinando até Outubro de 1910.
- Em 1910 a 5 de Outubro, após a proclamação da República, Dona Amélia segue para o exílio com a família real.
- No ano de 1913, a 4 de Setembro Dom Manuel casa com D. Augusta Victória, sua prima. Deste casamento não há descendência.
- No ano de 1932, a 2 de Julho, um outro desgosto lhe surge com a morte de seu filho em Twickenham, em Inglaterra.
- Nos anos de 1939 a 1945, aquando da 2ª. Guerra Mundial, o governo de então oferece-lhe asilo político, o qual recusou.
- No ano de 1945, visita Portugal, em especial a localidade de Fátima, e todos os lugares que mais lhe estavam relacionados excepto Vila Viçosa.
- No ano de 1951 a 25 de Outubro morre em Versalhes. O seu funeral realizou-se em Portugal, tendo sido acompanhado por milhares de pessoas ao longo das ruas da cidade de Lisboa que choraram a sua morte, pelo que muito fez e sofreu ao longo da sua vida, ficando sepultada no Panteão de S. Vicente.
Da sua imagem foram efectuados muitos postais, fotografias, quadros e diversas figuras, que foram reproduzidas nos jornais e revistas da época, conforme postal que se anexa.
Por tudo o que representou, como mulher, mãe, soberana, intelectual, pelo que sofreu e viu sofrer, pelo seu profundo sentimento humanístico, a pátria mãe não a esqueceu perpetuando a sua memória na emissão de moedas de ouro e prata.
De traço fino e figura simples, tal e qual a sua pessoa, surge-nos uma moeda de uma beleza e riqueza ímpar, extremamente cobiçada pela maioria dos numismatas, pois as suas emissões foram extremamente escassas.




Moeda de PrataAnverso – Ao centro o busto à esquerda da rainha D. Amélia, com tiara de estrelas no cabelo e colar de duas voltas com pendentes, ladeada à esquerda pelo valor facial da moeda de 1 ½ Euro e à direita pelas letras RF, circundada pela legenda “Princesse D´Orléans . Reine du Portugal. Amélie”.
Reverso – Ao centro as armas de Portugal e Orleães em formato oval encimada pela sigla C A e a data de 1886 (do casamento) e pela coroa da realeza portuguesa, circunda pela legenda “Liberte Égalité Fraternité. 2006.”
Características da moeda de ouro: Valor facial - 10 Euro. Permilagem - 920%0. Peso - 8,45 grs. Diâmetro - 22 mm.. Bordo liso. Emissão - 500. Qualidade - Proof ou prova numismática.
Características da moeda de prata: Valor facial - 1 ½ Euro. Permilagem – 900%0. Peso – 22 grs. Diâmetro – 37 mm.. Bordo liso. Emissão – 3 000. Qualidade – Proof ou prova numismática.

Óbidos, 29 de Janeiro de 2008.

Sem comentários: