NUMÁRIA
MOEDA
ESCUDO REPUBLICANO
XIII Artigo
Prata
Anv: Apresenta à direita do campo e tendo por fundo o sol nascente sobre a terra, a figura simbólica da República Portuguesa, de meio corpo à esquerda, envolvida na bandeira nacional e empunhando na mão direita um facho, tendo por baixo a inscrição “5 Outubro de 1910”, em três linhas e, na orla superior, a legenda “República Portuguesa”, entre dois grupos de estrelas.
1 Escudo
Rev: Apresenta no centro do campo limitado por cercadura, o escudo das armas nacionais circundado por vergônteas de louro entrelaçadas terminando na base com um laço e na orla inferior o valor facial 1 Escudo.
Autor: José Simões
Caracteristica: Ag 835; Dia. 37mm; Peso 25 g; Bordo serrilhado
Amoedação: 3 222 961 exemplares.
Anos de cunhagem: 1915 e 1916.
1 Escudo
Bronze alumínio
Anv: Ao centro apresenta a figura simbólica da República sentada de frente e de corpo inteiro, portando por baixo uma palma, com um ramo de oliveira na mão direita e a bandeira nacional na mão esquerda, ladeadas pela legenda “República Portuguesa” e no exergo a era da cunhagem.
Rev: Apresenta ao centro o escudo das armas nacionais, circundado por duas coroas de louros sobrepostas em duas cercaduras lisas concêntricas, encimado com o valor facial da moeda em algarismo, e no exergo a unidade de conta por extenso.
Autor: José Simões de Almeida (Sobrinho)
Caracteristicas: Cu 950; Al 50; Dia. 27 mm; Peso 8 g. Bordo serrilhado.
Amoedação: 10 062 000 exemplares.
Anos de cunhagem: 1924 e 1926.
Publicado no Jornal das Caldas de 18-04-2012.