domingo, 15 de fevereiro de 2009

Moeda de Ouro Comemorativa dos “150 Anos do Nascimento de ANTÓNIO GAUDÍ”














Se há países que se orgulham das suas ilustres personagens, esse é sem dúvida alguma, a imensa Espanha, que ao longo da sua já longa existência como país, (mais de 500 anos), tão bem tem dado a justa relevância, dimensão e valor àqueles que nos mais diversos campos se têm notabilizado; e não foram tão poucos como isso; no campo das letras, Calderon de la Barca, Frederico Garcia Lorca, Camilo José Cela, Miguel Cervantes, Baltasar Gracián, Félix Lopes de Veja Carpio, Juan de Torqueda, Francisco de Quevedo, etc; no campo da pintura e artes plásticas, El Greco, Francisco Goya, Diego Velázquez, Pablo Picasso, Joan Ponç, Juan Miró, Salvador Dali, etc. No campo expedicionário e conquistador, Hernán Cortés de Monroy, Pizarro Altamirano, Pedro Mendonza y Luján, Francisco Pizarro, Juan Sebastian de Elcano, Francisco Hernandez de Córdoba, Pedro de Valdivia, etc.; no campo religioso, 44 santos, 81 religiosos de nomeada e 18 teólogos, sendo de destacar dois que pela sua projecção foram nomeados Papas; Calixto III, que * 31-12-1378 e + 08-04-1455 e Alexandre VI, que *01-01-1431 e + 18-08-1503. Nas ciências, matemáticas, medicina, desporto, artes cénicas e em muitas mais actividades, muito e muitos mais, se distinguiram, o que seria bastante fastidioso aqui enumerá-los. Mas é no campo da escultura e arquitectura que vamos encontrar aquele que no meu entender é um dos expoentes máximos, António Gaudí.
A todas estas individualidades, às efemérides mais marcantes, à realização de eventos, etc., o Estado espanhol, ao longo de muitos anos tem dado o devido destaque, perpetuando-os, tanto na vertente filatélica (com a emissão de selos), como na medalhística (criação de medalhas), como também e em especial na numismática (com a cunhagem de moedas correntes e moedas de colecção, nos mais diversos metais).
Desta feita recaiu sobre o arquitecto António Gaudí, aquando da comemoração dos 150 anos do seu nascimento.
Mas então, quem foi António Gaudí, para ser relembrado através da cunhagens de moedas de ouro e de prata de elevados valores faciais?
António Gaudí, nasceu em 25-06-1852, provavelmente na cidade de Réus, na província de Tarragona e faleceu em Barcelona em 10-06-1926, vítima de ferimentos recebidos num desastre que sofreu no dia 7 do mesmo mês. Filho de Francisco Gaudí Serra, artesão de cobres e de Antónia Cornet Bertran.
- Entre os anos de 1863 e 1868, cursou na escola dos padres escolapios. Fez as suas primeiras gravuras para uma revista.
- No ano de 1869, seu pai enviou-o para Barcelona para estudar arquitectura.
- Entre 1869 e 1873, fez os cursos preparatórios na Faculdade de Ciências, pois na altura não existia a Escola Provincial de Arquitectura, a qual somente no ano de 1871 foi estabelecida em Barcelona.
- No ano de 1878, foi aprovado nos exames finais, recebendo o diploma de arquitecto. Ao longo destes anos trabalhava e estudava com o fim de sustentar-se e pagar os seus estudos.
- Relacionou-se com gente de posses, como Eusébio Guell Bacigalupi, iniciando uma relação profissional e de amizade que durou 40 anos, até à morte deste, no ano de 1918.
O estilo inicial de António Gaudí, foi inspirado na arquitectura mourisca, indo aí buscar as formas e cores. Outra fase foi a que decorreu sob o mecenato de Guell, homem imensamente rico que recebia em sua casa diversos artistas, onde aí, entrou em contacto com a “arte nova”, a qual viria a ser adoptada por Gaudí. Uma outra fase é o período gótico, onde utiliza os princípios deste estilo com algumas inovações ousadas, como os arcos parabólicos. Com o passar dos tempos e com as experiências entretanto adquiridas, desenvolve um novo conceito de arte, que se define essencialmente por linhas curvas e figuras côncavas e convexas, o que só por si, se define como estilo único, revolucionário, arrojado, e vanguardista quanto às suas formas, conseguindo impor um estilo singular, o qual por vezes era alvo de ataques por aqueles que viam uma obra aberrante; sendo alvo desta conexão as casas “Batló” e “Milá”.
A obra prima, por conseguinte a de maior projecção e impacto é sem dúvida o templo da “Sagrada Família”, obra a que dedicou grande parte da sua vida, e onde trabalhou afincadamente nos últimos 12 anos de vida.
As obras mais emblemáticas de António Gaudí foram as seguintes:
- Casa Vicens (1878-1880); Palácio Guell (1885-1889); Colégio de Stª. Maria de Jesus (1889-1894); Stª. Coloma de Cervelló (1898-1915); Casa Calvet (1899-1904); Casa Batlló (1905-1907); Casa Milá (La Pedrera) (1905-1907); Parquel Guell (1900-1914); e Templo da Sagrada Família (1884-1926), inacabado.

No ano de 2002, a “La Real Fábrica de la Moneda” de Espanha, aquando dos 150 anos do nascimento de António Gaudí, fez a cunhagem de uma colecção de moedas em prata e ouro proof, distinguindo a obra deste génio, do seguinte modo:
- A emissão de 3 moedas no valor facial de 10 Euro cada, representando, o parque Guell, La Pedrera e El Capricho, em prata proof.;
- A emissão de 1 moeda no valor facial de 50 Euro, representando a Sagrada Família, em prata proof.;
- A emissão de 1 moeda no valor facial de 400 Euro, em ouro, proof. representando a Casa Batlló.
É a primeira moeda de ouro com o valor facial de 400 Euro, e a primeira de 50 Euro em prata proof., que são cunhadas em toda a União Europeia, o que tem provocado uma procura elevada por parte dos numismatas de toda a Europa, pelo simbolismo e pelo seu ineditismo.
Características da moeda de 400 Euro:
Anv: Ao centro do campo a figura da casa Batlló, também conhecida pela casa dos ossos, devido ao formato dos balcões exteriores que se assemelham a ossos cranianos. A sua fachada com inúmeros detalhes com as originais ondulações do telhado e dos balcões, parecem nascer da parede plana. A figura está ladeada à esquerda com o valor facial de 400 Euro e acima desta a legenda Casa Batlló; e à direita a era 2002, entre a legenda Gaudí e Barcelona.
Rev: Sobre o lado direito a figura de António Gaudí, encimada junto à orla a legenda Internacional; à esquerda uma sequência de linhas, que definem o seu estilo singular curvilíneo, onde se sobrepõe por cima a legenda Espana e junto à orla inferior a legenda Gaudí.
Valor facial de 400 Euro. Permilagem 999%0. Peso 27 grs. Diâmetro 38 mm. Bordo serrilhado. Qualidade – proof. Emissão 3.000 exemplares.
Autor: Esther Gonzalez.
Características da moeda de 50 Euro em prata proof.
Anv: Ao centro do campo da moeda a imagem da imponente Sagrada Família, ladeado à esquerda pela era 2002, e à direita em cima o valor facial de 50 Euro e por baixo “Sagrada Família”, com cercadura perolada.
Rev: Em cima o busto a três quarto de António Gaudí, encimado pela legenda “GAUDÍ – Ano Internacional – España”. Por baixo a estilização de elemento escultóricos do Parque Guell, com cercadura perolada.

Anverso


Reverso


Valor facial de 50 Euro. Permilagem 999. Peso 168,75 gr. Diâmetro 73 mm. Bordo liso. Emissão 8.000 exemplares.
Estamos perante trabalhos de notáveis cunhagens, que nos apresentam duas moeda muito ricas nos seus motivos, equilibradas na sua composição, e com os campos correctamente preenchidos, perspectivando uma leitura fácil e de belo efeito.
No meu entender estas moedas dão-nos a grandeza e dimensão deste génio, pelos valores nelas inserido, correspondendo à inserção de valores faciais mais elevados que alguma vez foram atribuídos a moedas no presente ciclo numismático, em toda a Europa da Eurolândia.

15-02-2009.