quarta-feira, 5 de agosto de 2015

 
Numismática

MOEDAS PORTUGUESAS COMEMORATIVAS DO EURO

63ª. Moeda
100 Anos da Universidade de Lisboa
        2,5 Euro              
Características da moeda
Anv: Apresenta no centro do campo a representação de uma embarcação símbolo da Universidade de Lisboa e as armas nacionais assentes na esfera armilar. Por baixo, e em duas linhas, a designação de 2,5 Euro. Junto à orla superior, a legenda "República Portuguesa".

Rev: Apresenta no campo central uma embarcação com as suas quatro velas infladas, ladeadas por dois corvos, assim como a representação de um capitel, sugerindo a acção civilizadora das Universidades, fazendo referência ao humanismo. Por baixo, e em duas linhas, a legenda "Centenário da Universidade de Lisboa 1911-2011".
Autor: Ana Gorgulho.
Moedas de acabamento normal:
Valor facial 2,5 Euro; CN; Dia. 28 mm; Peso 10 g; Bordo serrilhado. Cunhagem 100.000 exemplares.
Moedas de Prata proof:
Valor facial 2,5 Euro; Ag: 925/100 de toque; Dia. 28 mm; Peso 12 g; Bordo serrilhado. Cunhagem de 5.000 exemplares.
 PRIMEIRA PARTE
 
Historial
A Universidade de Lisboa, a maior universidade do país no que se refere ao número de alunos,  resulta da fusão da antiga Universidade de Lisboa, criada por decreto de 22 de Março de 1911, com a Universidade Técnica de Lisboa, criada por decreto de 2 de Dezembro de 1930 , passando também a englobar o Estádio Universitário de Lisboa (até então uma estrutura na dependência directa do Ministério da Educação e Ciência).
A fusão foi aprovada pelo Decreto-Lei n.º 266-E/2012, de 31 de Dezembro de 2012, tendo sido concretizada com a tomada de posse do primeiro reitor, António Cruz Serra.
A primeira universidade portuguesa viria a ser criada em Lisboa, na data compreendida entre 1288 e 1290, quando D. Dinis promulgou a carta (datada de 1 de Março desse ano), conferindo vários privilégios aos estudantes do Estudo Geral de Lisboa, o que prova que nessa data já estava fundado. Desde logo, houve uma participação activa nesta acção educativa da Coroa portuguesa e do seu rei, através do seu compromisso de parte do subsídio da mesma, pelas rendas fixas da Igreja.
O Papa Nicolau IV reconheceu-a pouco depois, em 9 de Agosto desse mesmo ano através da bula “De statu regni Portugaliae”, com as Faculdades de Artes, Direito Canónico (Cânones), Direito Civil (Leis) e Medicina. Nesta primeira fase da sua existência, a universidade localizava-se no Campo da Pedreira, uma zona no arrabalde ocidental da cidade, entre aquilo que é hoje a Rua Garrett e o Convento da Trindade.
Ao longo do século XIV, a universidade portuguesa conheceu uma grande instabilidade, tendo por diversos motivos sido transferida, várias vezes, de Lisboa para Coimbra e vice-versa. Assim, no ano de 1308 foi transferida para Coimbra. Em 1328 voltou para Lisboa, sendo novamente transferida para Coimbra no ano de 1354. Em 1377 regressou a Lisboa, e finalmente, no de 1537, instalou-se definitivamente em Coimbra.
Durante os 160 anos em que a Universidade se manteve em Lisboa, entre os séculos XIV e XVI, distinguiram-se, entre os seus alunos e professores, importantes nomes da ciência, como Garcia de Orta ou Pedro Nunes, vultos das letras, como André de Resende ou Baltasar Limpo, ou homens da administração, como João Fernandes da Silveira, o 1.º Barão de Alvito.
Um dos protectores da Universidade foi o Infante D. Henrique que lhe concedeu várias casas no ano de 1431. As fundações deste novo edifício da universidade encontram-se num local hoje denominado como Pátio dos Quintalinhos, fazendo-se a entrada pelo n.º 3 da Rua da Escolas Gerais, em Alfama, na antiga freguesia de São Tomé, hoje integrada na de São Vicente.
Datam dessa época as mais antigas referências a estudos de Astronomia na universidade portuguesa, apoiados na Aritmética e Geometria como ferramentas imprescindíveis para os estudos náuticos.
Na década de 1530, apesar da oposição generalizada dos seus membros, D. João III refundou a Universidade em Coimbra, onde ficou instalada, durante perto de três séculos, a única universidade pública portuguesa (entre 1559 e 1759, quando os Jesuítas detiveram o monopólio do ensino na Universidade de Évora).
No ano de 1759, o Marquês de Pombal criou a Aula do Comércio, a mais antiga antecessora do actual Instituto Superior de Economia e Gestão e, no ano de 1781, foi criada a Aula Régia do Desenho e da Figura, primeira antecessora directa das Faculdades de Arquitectura e de Belas-Artes.
No ano de 1825, foi criada a Régia Escola de Cirurgia  instalada no Hospital de São José (a qual esteve na origem da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, criada em 1836 e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fundada em 1911). No ano de 1830, foi criada  a Real Escola Veterinária, que deu origem ao Instituto de Agronomia e Veterinária no ano de 1886 e à Escola Superior de Medicina Veterinária  e do Instituto Superior de Agronomia,  ambos no ano de 1911.
(Continua na próxima semana)
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Lisboa: I.N.C.M. e colecção particular do autor.
FIM